Logo O POVO+
De 2015 a 2020, Guto Ferreira se mostra copeiro no mata-mata e levanta seis taças
Esportes

De 2015 a 2020, Guto Ferreira se mostra copeiro no mata-mata e levanta seis taças

Técnico do Vovô tem 100% de aproveitamento em jogos eliminatórios de mata-mata pelo Ceará, incluindo campanhas do Nordestão e da Copa do Brasil
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Guto Ferreira diz que qualidade do gramado prejudicou a partida entre Altos-PI e Ceará, pela Copa do Nordeste (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Guto Ferreira diz que qualidade do gramado prejudicou a partida entre Altos-PI e Ceará, pela Copa do Nordeste

Mata-mata é com ele mesmo. Nos últimos cinco anos, Guto Ferreira levantou seis taças em competições eliminatórias. No Ceará, o treinador colocou o espírito "copeiro" à prova mais uma vez. "Gordiola" tem 100% de aproveitamento neste tipo de torneio pelo Alvinegro, incluindo o título da Copa do Nordeste e a classificação mais recente diante do Vitória-BA, na Copa do Brasil.

No Vovô, o técnico paulista de 54 anos venceu as seis partidas decisivas de mata-mata em Campeonato Cearense, Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Sob o comando de Guto, o escrete alvinegro balançou 11 vezes as redes dos adversários e sofreu quatro gols nestes jogos — sendo três no jogo maluco contra o Vitória.

O primeiro desafio foi no Campeonato Cearense, contra o Ferroviário. Era apenas o terceiro jogo dele como técnico do Ceará. Guto ainda buscava o encaixe ideal, que viria a acontecer nas partidas seguintes pela Copa do Nordeste.

Na semifinal do Estadual, em jogo único, o Alvinegro bateu o Tubarão da Barra por 1 a 0, com gol de Felipe Baxola, e conquistou a classificação para a decisão diante do Fortaleza — que segue sem definição de data. O duelo foi importante para a moral do elenco que disputaria o Nordestão.

Depois de garantir a classificação em segundo no Grupo B da competição regional, Guto Ferreira e companhia enfrentariam os duelos eliminatórios. Nas quartas de final, o adversário foi o Vitória.

Em Salvador, sede única para a conclusão do Nordestão, o Ceará superou o Rubro-Negro por 1 a 0, gol de Vinícius, de pênalti. Duelo difícil no qual a equipe cearense precisou segurar o placar com um a menos desde o início do segundo tempo, após a expulsão de Luiz Otávio.

Na sequência veio o Clássico-Rei histórico na semifinal da competição. O clube do Porangabuçu estava engasgado e não vencia o maior rival desde agosto de 2019. Na atual temporada, vinha de um empate no começo de 2020, na fase de grupos da Copa do Nordeste, e de derrota, já sob o comando de Guto Ferreira, no Campeonato Cearense, na retomada do futebol, em julho, uma semana antes de embarcar para Salvador.

Gordiola montou estratégia acertada para neutralizar o Fortaleza, do técnico Rogério Ceni. Forte defensivamente e efetivo no ataque, o Vovô venceu por 1 a 0, gol de Klaus.

Valendo a taça, o Ceará foi "copeiro" e venceu os dois jogos da final diante do Bahia: o primeiro por 3 a 1, com gols de Fernando Sobral, Cléber e Mateus Gonçalves. No segundo, Cléber fez o gol derradeiro que concretizou o bi invicto do Vovô.

A última façanha foi contra o Vitória, na Copa do Brasil, em jogo atípico realizado nessa semana, em Salvador. Sete gols, três expulsões, três pênaltis, erros de arbitragem e ameças do presidente do Rubro-Negro, Paulo Carneiro, a Vinícius, meia do Ceará, resumem a peleja. Melhor para os cearenses, que bateram o Leão da Barra por 4 a 3, avançaram para a quarta fase do torneio nacional e faturaram mais R$ 2 milhões de cota.

No intervalo dos últimos cinco anos, "Gordiola" conquistou ainda o tri do interior paulista com a Ponte Preta, o Campeonato Catarinense com a Chapecoense, a Copa do Nordeste e o Campeonato Baiano com o Bahia e o Campeonato Pernambucano com o Sport.

 

Baianos

O histórico do Ceará em mata-matas é excelente, tal qual o contra times baianos. São seis vitórias consecutivas, além de um empate, em sete partidas contra Bahia e Vitória na temporada

 

Ceará e Guto Ferreira em jogos eliminatórios

CAMPEONATO CEARENSE

Ceará 1x0 Ferroviário

 

COPA DO NORDESTE

Ceará 1x0 Vitória

Fortaleza 1x0 Ceará

Ceará 3x1 Bahia

Bahia 0x1 Ceará

 

COPA DO BRASIL

Vitória 3x4 Ceará

 

O que você achou desse conteúdo?