Logo O POVO+
Com histórico vitorioso, Chamusca tenta se firmar na Série A pelo Fortaleza
Esportes

Com histórico vitorioso, Chamusca tenta se firmar na Série A pelo Fortaleza

À exceção de 2014, o treinador de 54 anos tem ao menos um título ou acesso por temporada na carreira. A missão no Leão é permanecer e se firmar na Série A
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Última passagem de Chamusca pelo Fortaleza foi em 2015
 (Foto: Arquivo/Fortaleza EC)
Foto: Arquivo/Fortaleza EC Última passagem de Chamusca pelo Fortaleza foi em 2015

Anunciado oficialmente ontem, com contrato até o final de 2021, Marcelo Chamusca retorna ao Fortaleza com o objetivo de selar a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. O desafio também é meta pessoal para o treinador de 54 anos, que tenta acrescentar ao currículo vitorioso uma trajetória de sucesso na elite do futebol nacional.

Antes auxiliar do irmão Péricles, o baiano de Salvador decidiu iniciar a carreira como técnico em 2012, à frente do Vitória da Conquista-BA. Logo no primeiro trabalho conquistou o título da Copa do Estado da Bahia — torneio nos moldes da cearense Taça Fares Lopes — e classificou a equipe para a Copa do Brasil do ano seguinte.

No torneio nacional, porém, o clube não contou com Chamusca, que rumou para o Salgueiro-PE. Em 2013, o treinador conseguiu o primeiro acesso ao levar o time pernambucano para a Série C do Campeonato Brasileiro. O bom trabalho despertou a atenção do Fortaleza, que o contratou pela primeira vez em 2014.

+ Fortaleza tem seis jogadores no atual elenco que já trabalharam com Chamusca

O Tricolor chegou a ficar longo período invicto naquela temporada, mas não conseguiu levantar o troféu do Campeonato Cearense, nem sair da Série C — foi eliminado pelo Macaé-RJ. Ainda assim, o comandante foi mantido, saiu brevemente para o Atlético-GO e retornou para conquistar o Estadual de 2015, com gol de Cassiano. No Brasileiro, entretanto, novo fracasso: revés para o Brasil de Pelotas-RS.

A segunda decepção na Terceira Divisão encerrou a passagem de Marcelo Chamusca pelo Pici, mas a ascensão na carreira seguiu. Em 2016, em virada histórica no mata-mata, subiu para a Série B com o Guarani-SP. No ano seguinte, conquistou o título paraense à frente do Paysandu-PA.

Ainda em 2017, o treinador recebeu convite para retornar ao futebol cearense, mas, desta vez, para Porangabuçu. Pelo Ceará, conseguiu levar o clube de volta à elite nacional após seis anos. Em 2018, foi campeão estadual com o Vovô — com dois triunfos sobre o Fortaleza de Rogério Ceni nas finais. Na primeira vez em uma Série A, no entanto, não conseguiu vencer um jogo sequer: foram três derrotas e três empates até a demissão.

No ano passado, Chamusca levantou o quinto troféu na carreira: venceu a Copa Verde no comando do Cuiabá-MT. Na atual temporada, levou o Dourado ao G-4 da Série B e às quartas de final da Copa do Brasil; por decisão do clube, o treinador nem ficou à beira do campo contra o Grêmio-RS, quarta-feira, 11. O bom desempenho também despertou interesse do Cruzeiro-MG, mas a proposta foi recusada.

O baiano de 54 anos também trabalhou em Sampaio Corrêa-MA, Ponte Preta-SP, Vitória-BA e CRB-AL ao longo da carreira. Na terceira passagem pelo Pici, chega acompanhado do auxiliar Caio Autuori e do preparador físico Roger Gouveia. O trio desembarcou ontem em Fortaleza e comanda o primeiro treino hoje à tarde.

Em sequência de três derrotas seguidas, Fortaleza conta com a chegada de Marcelo Chamusca para voltar à caminhada no Brasileirão diante do São Paulo, amanhã, às 19 horas, na Arena Castelão, pela 21ª rodada do Brasileirão.

Carreira de Marcelo Chamusca: feitos e perdas 

2012 - Vitória da Conquista - Copa Estado da Bahia
2013 - Salgueiro - Acesso da Série D
2014 - Fortaleza - passou em branco/perdeu acesso na Série C
2015 - Fortaleza - campeão cearense/perdeu acesso na Série C
2016 - Guarani - Vice-campeão da Série C, acesso para a B
2017 - Paysandu - campeão paraense
2017 - Ceará - acesso da Série B
2018 - Ceará - campeão cearense/demitido na Série A
2019 - Cuiabá - Copa Verde
2020 - Cuiabá - Tinha avançado em primeiro às quartas de final do Mato-Grossense; era terceiro colocado na Série B; estava nas quartas de final da Copa do Brasil

O que você achou desse conteúdo?