Logo O POVO+
Ceará domina o Fortaleza, vence último Clássico-Rei de 2020 e sobe na Série A
Esportes

Ceará domina o Fortaleza, vence último Clássico-Rei de 2020 e sobe na Série A

Com vitória por 2 a 0, Vovô assume nona colocação e se consolida na parte de cima da tabela. Já o Leão vê a diferença para o Z-4 diminuir para apenas dois pontos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Cléber fechou o marcador com belo chute da entrada da área 
 (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Cléber fechou o marcador com belo chute da entrada da área

Deu Alvinegro no último Clássico-Rei de 2020. O Ceará bateu o Fortaleza por 2 a 0 na noite de ontem, no Castelão, em atuação consistente e dominante sobre o maior rival. O triunfo na 26ª rodada da Série A consolida o time de Porangabuçu na nona colocação, enquanto o Leão fica pressionado, apenas dois pontos acima do Vasco da Gama-RJ, time que abre a zona de rebaixamento.

Apesar das campanhas semelhantes e retrospecto equilibrado no histórico de duelos em 2020, quando a bola rolou, o Ceará deixou o equilíbrio apenas no campo dos números e dominou o Fortaleza nos 90 minutos. Lima e Cléber transformaram a superioridade em gols e garantiram a vitória alvinegra.

Antes de a bola rolar, a parcial da 26ª rodada já se mostrava ruim para os cearenses porque quatro clubes do meio para baixo da tabela pontuaram. Só a vitória trazia a tranquilidade. Com os três pontos, o Alvinegro ganhou uma posição, assumiu o nono posto e chegou a 35 pontos, mantendo a vantagem de sete do Z-4.

Já o Fortaleza não vence uma partida no Castelão há dois meses e viu a zona da degola encostar com a vitória do Vasco sobre o Santos. A diferença diminuiu de cinco para dois pontos.

Com o resultado, Vovô e Leão terminam 2020 com três triunfos para cada lado e um empate na temporada.

Para o confronto derradeiro. Guto Ferreira manteve o mesmo o time da rodada passada, mas com o retorno de Vina, desfalque na derrota para o Atlético-GO.

Já Marcelo Chamusca fez quatro alterações em relação à equipe derrotada pelo RB Bragantino-SP. Romarinho e Bruno Melo, desfalques na rodada anterior, voltaram ao escrete titular. Wellington Paulista e Yuri César ganharam as vagas de Bergson e Osvaldo.

Quando Anderson Daronco apitou, o Fortaleza iniciou melhor e criou a sua melhor chance no primeiro tempo, quando Bruno Melo recebeu de Wellington Paulista dentro da área e chutou por cima. Depois disso, o Tricolor teve dificuldades para se livrar da marcação compacta e viu o rival controlar as investidas ofensivas.

Foram três oportunidades claríssimas para abrir o marcador do lado do Vovô. A primeira veio na penalidade sofrida por Lima. Vina cobrou e Felipe Alves defendeu.

Cléber, bastante participativo no primeiro tempo, serviu Vina duas vezes, em jogadas semelhantes, mas o artilheiro do Alvinegro com 18 gols desperdiçou, finalizando uma para defesa do goleiro tricolor e outra por cima da meta.

No segundo tempo, o Ceará começou a decidir a partida logo no primeiro minuto. Em transição ofensiva perfeita, Lima se aproveitou de um erro na saída de bola de Paulão e arrancou do meio de campo até a área do adversário para balançar as redes.

Superior, o Vovô selou a vitória em novo contra-ataque, saindo do campo defensivo até o setor ofensivo. Na conclusão da jogada, Cléber recebeu de Vina e finalizou no fundo das redes.

Após concretizar a vantagem no placar, os comandados de Guto Ferreira passaram a administrar o resultado. O Fortaleza tinha maior posse da bola, mas a marcação do Vovô seguiu superior. Em 90 minutos, o time de Porangabuçu só levou um susto, na finalização por cima de Bruno Melo. O Tricolor não deu nenhum chute na direção do goleiro Richard, escancarando a atuação pífia do ataque.

As mudanças de Chamusca para tentar reverter a situação não surtiram qualquer efeito. Ele trocou todo o quarteto ofensivo no segundo tempo, mas a equipe permaneceu inoperante. Antes do fim do confronto, o Leão ainda perdeu Juninho, expulso por entrada perigosa em Bruno Pacheco.

Com a terceira derrota em sete jogos e desempenho abaixo da expectativa, Chamusca terá uma semana de pressão na preparação para o próximo desafio contra o Flamengo-RJ, no Castelão. Já o Ceará ganha confiança extra para o duelo diante do Santos, fora de casa.

Fortaleza 0x2 Ceará

Fortaleza
4-2-4: Felipe Alves; Tinga (Gabriel Dias), Jackson, Paulão e Bruno Melo; Juninho e Felipe; Romarinho (Mariano Vázquez), David (João Paulo), Wellington Paulista (Bergson) e Yuri César (Osvaldo). Téc: Marcelo Chamusca

Ceará
4-2-3-1: Richard; Samuel, Tiago (Klaus), Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fernando Sobral e Fabinho; Lima, Vina (Mateus Gonçalves) e Léo Chú (Charles); Cléber (Saulo Mineiro). Téc: Guto Ferreira

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 20/12/2020
Horário: 20h30min (horário de Fortaleza)
Árbitro: Anderson Daronco/RS
Assistentes: Rafael da Silva Alves/RS e Michael Stanislau/RS
VAR: Jean Pierre Goncalves Lima/RS
Cartões amarelos: Léo Chú (CEA) e Yuri César (FOR)
Cartão vermelho: Juninho (FOR)

O que você achou desse conteúdo?