Logo O POVO+
Indisciplina, surto de Covid-19 e queda na tabela: Fortaleza em crise nos dois meses pós-Ceni
Esportes

Indisciplina, surto de Covid-19 e queda na tabela: Fortaleza em crise nos dois meses pós-Ceni

Presença de jogadores em festas, nova troca no comando, contaminação de 12 atletas e proximidade da zona de rebaixamento agitam o conturbado ambiente do Leão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Meia João Paulo foi multado e afastado preventivamente por descumprir protocolo sanitário (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Meia João Paulo foi multado e afastado preventivamente por descumprir protocolo sanitário

Em 12 de novembro do conturbado 2020, o Fortaleza amanheceu em Salvador de ressaca pela derrota para o Bahia na Fonte Nova e ainda pela saída de Rogério Ceni para o Flamengo-RJ, mas já com a definição de Marcelo Chamusca como sucessor. Exatos dois meses depois, já sob novo comando (de novo), o Tricolor desperta hoje à beira da zona de rebaixamento da Série A e com sucessivos momentos de crise, sobretudo fora das quatro linhas.

A nova despedida de Ceni remontou ao cenário de 2019, em que o substituto Zé Ricardo mexeu no esquema tático da equipe, não conseguiu bons resultados e acabou demitido. A chegada de Chamusca, respaldado pelos trabalhos de sucesso em outras divisões nacionais, ligou o sinal de alerta. Diante da postura aberta ao diálogo do treinador, que agradou aos jogadores, os líderes do elenco pediram que não houvesse alterações no modelo de jogo implantado por Ceni, com aval do departamento de futebol, apurou O POVO.

O sistema com quatro atacantes foi mantido durante a maior parte do trabalho do treinador baiano, mas o resultado foi negativo. A formação com um armador, idealizada com a contratação do meio-campista João Paulo, ganhou força com a atuação no empate sem gols com o próprio Flamengo-RJ e foi repetida na derrota por 1 a 0 para o Sport-PE, que decretou a demissão do técnico.

"Tentamos de todas as maneiras, mas entendemos, como direção, que era o momento de uma mudança. Quem nos conhece como dirigente sabe que não é muito do nosso hábito mudança no comando técnico, mas tem momentos que precisa tomar uma decisão, e a gente entendeu que seria o melhor a fazer para o Fortaleza naquele momento", explicou o presidente Marcelo Paz, na apresentação do novo comandante, Enderson Moreira.

O comando técnico, porém, é a ponta do iceberg dos problemas. Fora de campo, a diretoria do Tricolor precisou contornar problemas e conviver com a constante sombra da crise. O primeiro caso de indisciplina foi dos atacantes David e Yuri César, multados por presença em casa de shows em meio à pandemia de Covid-19. Ontem, o meia João Paulo foi multado e afastado dos treinos por tempo indeterminado por também ter quebrado o protocolo.

Neste curto período, o Leão recebeu torcidas organizadas para protesto que terminou em conversa com dirigentes, comissão técnica e jogadores após a derrota para o Ceará no Clássico-Rei e se viu diante de surto do novo coronavírus dentro do elenco, com 12 atletas contaminados, neste início de ano.

Em campo, o setor ofensivo segue como o segundo menos eficiente do Campeonato Brasileiro, com 24 gols marcados. A tabela de classificação escancara a realidade amarga diante do jejum de sete jogos sem vitória: da oitava posição, onde a equipe estava após o revés de virada para o Athletico-PR, no último jogo de Ceni, para a 16ª colocação, com três pontos de vantagem para a primeira equipe do Z-4.

"Eu queria fazer uma pequena reflexão com o nosso torcedor, que anda um pouco inquieto, chateado, alguns desesperançosos. Vocês sempre me pedem muitas coisas nas redes sociais, e eu leio e acolho. Vou fazer um pedido a vocês, torcedores: escutem a oração de São Francisco. Leiam as palavras da oração de São Francisco", clamou Paz.

Linha do tempo 

9/11/2020 - Rogério Ceni deixa o Fortaleza rumo ao Flamengo-RJ

11/11/2020 - Fortaleza contrata Marcelo Chamusca

30/11/2020 - David e Yuri César multados por presença em festa

20/12/2020 - Derrota por 2 a 0 para o Ceará no Clássico-Rei

22/12/2020 - Protesto da torcida na sede do clube

3/1/2021 - Dez jogadores diagnosticados com Covid-19

6/1/2021 - Derrota para o Sport-PE na Ilha do Retiro

7/1/2021 - Demissão de Marcelo Chamusca e contratação de Enderson Moreira

11/1/2021 - João Paulo multado e afastado por presença em festa

 

O que você achou desse conteúdo?