Logo O POVO+
Enderson Moreira vê "margem de crescimento" do Fortaleza e foca no setor ofensivo
Esportes

Enderson Moreira vê "margem de crescimento" do Fortaleza e foca no setor ofensivo

À beira do Z-4, Tricolor chega ao sétimo jogo sem vitória na Série A na estreia do técnico, que projeta evolução na reta final e quer dar fim ao jejum de gols
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Enderson Moreira elogiou postura do Fortaleza contra o Grêmio
 (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Enderson Moreira elogiou postura do Fortaleza contra o Grêmio

Após apenas um treino na chegada e a estreia no dia seguinte, no empate em 0 a 0 com o Grêmio-RS, o técnico Enderson Moreira tem agora a primeira semana completa de trabalho à frente do Fortaleza. O desempenho no último sábado, 9, deixou o comandante satisfeito e criou expectativa de crescimento na reta final do Campeonato Brasileiro, sobretudo do setor ofensivo.

O ponto somado diante dos gaúchos levou o Tricolor aos 32, na 16ª colocação — sendo a primeira equipe fora da zona de rebaixamento, três pontos acima do Bahia. Com tempo para implementar novas ideias e o retorno de dez jogadores que tinham sido contaminados pelo novo coronavírus, o treinador espera ver o efeito prático a partir do duelo contra o Internacional-RS, no próximo domingo, 17, às 20h30min, no Beira-Rio, em Porto Alegre.

"Eu vi uma margem de crescimento (...). Mas também nós temos que enaltecer o trabalho do Marcelo (Chamusca), é claro que tem muita coisa positiva que a gente está aproveitando, como tem coisas do próprio Rogério (Ceni). A gente sabe que vai conseguir dar um passo sempre à frente. Mas foi positivo (o desempenho contra o Grêmio). Algumas coisas já foram bem interessantes. Gostei da intensidade da equipe, quando teve paciência para tocar a bola, criou boas situações, finalizamos muitas bolas dentro do gol, isso é importante. Mas é claro que o que a gente mais quer é a bola na rede e vai continuar trabalhando para que, no próximo jogo, consiga fazer os gols e sair com os três pontos", analisou.

+ Fortaleza e Inter se reencontram no returno; confira o que mudou nas equipes
+ Indisciplina, surto de Covid-19 e queda na tabela: Fortaleza em crise nos dois meses pós-Ceni

O ataque segue como dor de cabeça no Brasileirão — é o segundo pior da competição, com 24 gols marcados. A última bola na rede foi na derrota por 2 a 1 para o RB Bragantino-SP, em 12 de dezembro. De lá para cá, passou em branco diante de Ceará, Flamengo-RJ, Sport-PE e o próprio Grêmio.

No primeiro compromisso pelo Leão, Enderson Moreira manteve a formação mais recente de Chamusca, mas deve mexer para enfrentar o Colorado, pela 30ª rodada. O meia João Paulo foi afastado por quebrar o protocolo de distanciamento social, enquanto os atacantes David e Bergson ficam novamente à disposição para reforçar o setor.

"A gente precisa ter estratégias para poder sair de equipes que marcam baixo, que têm um poder de transição, que às vezes te oferecem a bola. Às vezes você está em desvantagem no placar e tem que saber como atacar o adversário. Nesse aspecto, eu posso contribuir e espero que eles tenham a capacidade de entendimento rápido para poder ganhar tempo. A gente pode progredir muito nessa situação", projetou o comandante.

Já a defesa conseguiu sair zerada de campo contra o Grêmio. Mesmo em meio à sequência negativa na Série A — quatro empates e três derrotas —, é a terceira zaga menos vazada do certame, com 26 gols sofridos, ao lado do próprio Inter e atrás de Grêmio e Palmeiras-SP.

"Eu sou um treinador que, independente da equipe que trabalho, sempre penso em ganhar o jogo. Às vezes, a gente pega adversários que são superiores na posse de bola, mas cria situações de transição. A gente trabalha para vencer o jogo. Eu penso sempre de uma maneira para tentar vencer o jogo", avisou Enderson.


O que você achou desse conteúdo?