Logo O POVO+
Enderson Moreira aproveita semana de treinos e deve mexer no time titular do Fortaleza
Esportes

Enderson Moreira aproveita semana de treinos e deve mexer no time titular do Fortaleza

Após estreia às pressas, novo técnico do Leão usa período de atividades para analisar e testar mudanças na equipe para enfrentar o Internacional-RS
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Recuperado da Covid-19, Tinga deve retomar posto de titular na lateral direita do Fortaleza (Foto: Aurelio Alves/ O POVO)
Foto: Aurelio Alves/ O POVO Recuperado da Covid-19, Tinga deve retomar posto de titular na lateral direita do Fortaleza

Depois da estreia às pressas no empate em 0 a 0 com o Grêmio-RS, no último sábado, 9, o técnico Enderson Moreira teve a primeira semana completa de trabalho à frente do Fortaleza e deve fazer mudanças na escalação para o confronto diante do Internacional-RS, no próximo domingo, 17, às 20h30min, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 30ª rodada da Série A.

O único dia de treino antes de enfrentar o Tricolor Gaúcho fez o comandante manter a formação utilizada pelo antecessor Marcelo Chamusca e buscar mudanças por meio de conversas e vídeos. Nesta semana, entretanto, teve tempo livre para realizar atividades, conhecer melhor os atletas e, de quebra, contou com o retorno de dez jogadores recuperados de Covid-19.

Na defesa, Tinga deve retomar o posto na lateral direita e Jackson é o favorito para formar a dupla de zaga com Paulão. Contaminada pelo novo coronavírus, a dupla desfalcou o Leão do Pici nas duas últimas rodadas e volta em momento delicado, com a equipe sem vencer há sete jogos e à beira da zona de rebaixamento — na 16ª posição, com 32 pontos, três acima do Bahia.

+ Felipe Alves afirma que encerrar jejum do Fortaleza é responsabilidade dos jogadores

+ Fortaleza tem 29,6% de chance de rebaixamento, probabilidade maior do que Vasco e Sport, aponta UFMG

+ Faltando nove rodadas, Fortaleza ainda enfrentará quatro adversários diretos na Série A

"Pressão o Fortaleza sempre tem, para estar lá em cima ou brigando lá embaixo. A gente sabe que é difícil, mas tem totais condições (de se recuperar). Já passamos momentos muito bons, agora o momento não está dos melhores, mas temos totais condições de virar essa chave. Ainda bem que já tem um jogo importante domingo. O mais rápido possível a gente pode vencer e fazer três pontos, que vão ser fundamentais para a nossa permanência", ponderou o camisa 2.

No meio-campo, o volante Juninho também foi liberado pelo departamento médico e deve reassumir a posição. Ronald, no entanto, pode seguir entre os titulares já que o meia João Paulo foi afastado por quebrar o distanciamento social. Em formação mais cautelosa fora de casa, o camisa 14 poderia atuar pelo lado para conter as investidas dos gaúchos — função já exercida na "Era Ceni".


O ataque gera o maior ponto de interrogação por ser o principal calo do Tricolor no Brasileirão. Romarinho, Osvaldo e Wellington Paulista formaram o trio titular nas últimas duas partidas e não conseguiram balançar as redes — o jejum persiste há 400 minutos. Yuri César foi opção no banco de reservas para o decorrer dos jogos, e Éderson se tornou mais uma vítima do surto de contaminação no elenco.

Recuperados da Covid-19, David e Bergson ficam à disposição para enfrentar o Colorado e podem retornar à titularidade. Com uma dupla de mais mobilidade — apesar de o camisa 17 fazer o papel de homem de referência —, Romarinho poderia atuar mais recuado, centralizado, como um armador.

"A gente quer chegar nos 42 pontos o mais rápido possível e todo jogo acaba fazendo com que a gente se entregue ao máximo, encarando como uma final. Esses duelos individuais, o famoso jogo de seis pontos, são tão difíceis quanto. A gente sabe qual é a dificuldade do time que está lá embaixo e quer sair daquela situação para almejar seus objetivos dentro da competição e quem está lá em cima quer subir cada vez mais. Dentro dos setores de almejar suas proporções dentro do campeonato, a gente está em busca das nossas e esses duelos de seis pontos são jogos que não podemos perder de maneira alguma", alertou o goleiro Felipe Alves, titular absoluto na meta.

O que você achou desse conteúdo?