Três pontos gigantes em jogo. O Ceará encara o RB Bragantino amanhã à noite, no Castelão, mirando as competições internacionais. Vitória sobre os paulistas consolida ainda mais o Alvinegro de Porangabuçu no caminho da Copa Sul-Americana e mantém vivo o sonho da inédita vaga para a pré-Libertadores.
Com a permanência praticamente encaminhada, o Vovô é o décimo colocado do Brasileirão com 39 pontos e só olha pra cima na tabela. O objetivo da classificação para a Sul-Americana fica cada vez mais próximo de se concretizar. As estatísticas apontam 84,1% de probabilidade para os cearenses alcançarem a Sula, segundo os dados do Departamento de Matemática da UFMG.
Quando o assunto é pré-Libertadores, as chances diminuem drasticamente. No atual cenário, o clube do Porangabuçu tem 3,3% de probabilidade de classificação para o torneio internacional.
Apesar da baixa porcentagem, o Ceará ainda está na briga. É fácil notar ao olhar para a tabela. Com a possibilidade de ampliação de um G-8 para a Liberta, o Vovô, hoje em décimo, está a três e quatro pontos das equipes à frente, entre o sétimo e o nono colocados. Atualmente, são seis vagas para a principal competição continental, mas caso os vencedores de Palmeiras x Santos, na final desta mesma competição, e de Palmeiras x Grêmio, na Copa do Brasil, ficarem entre os seis primeiros da Série A, o número de vagas cresce.
Diante do atual cenário, vencer o RB Bragantino em casa se torna obrigação para manter o sonho da Libertadores vivo e seguir na cola dos rivais diretos. E o Ceará ainda terá a oportunidade de encarar dois desses adversários até o fim do Brasileirão: o Corinthians-SP (8º, com 42 pontos) e o Fluminense-RJ (7º, com 43).
Principal jogador do Alvinegro e artilheiro da equipe, Vina é cauteloso ao falar sobre os objetivos do clube, mas não esconde o planejamento de olho nas competições internacionais.
"A primeira (meta) é chegar aos 45 pontos e (se) livrar de vez matematicamente de qualquer risco de rebaixamento para pensar grande. A partir de que livra, a Sul-Americana já fica muito perto, mas tem outros sonhos como a pré-Libertadores. Aí sim é fazer história dentro do clube. Vamos passo a passo, com pés no chão. Esse grupo mostra muita humildade", afirmou.
Para seguir forte na difícil missão, o time cearense precisa encerrar o jejum de vitórias em casa. Embora o escrete de Porangabuçu esteja em momento de subida na competição, o rendimento no Castelão está aquém no recorte recente. O Vovô não vence dentro do seu domínio, no Brasileirão, há cinco jogos. O último triunfo na Série A como mandante foi contra o Coritiba-PR, no fim de outubro. Em que pese ter derrotado o Fortaleza no Castelão em dezembro, quando o mando era do maior rival
O salto na tabela nas últimas sete partidas é resultado da performance fora de casa. Os comandados de Guto Ferreira construíram sequência invicta como visitante, com quatro vitórias e um empate, somando 13 pontos. Nos dois confrontos no Castelão, a equipe foi derrotada.
O Vovô chega embalado para encarar o RB Bragantino após o triunfo diante do Flamengo, em pleno Maracanã. Os paulistas também vivem momento de alta, após superarem o líder São Paulo e empatarem com o terceiro colocado Atlético-MG, em casa.