Logo O POVO+
Devolvidos, emprestados e um titular: as contratações do Fortaleza de 2020
Esportes

Devolvidos, emprestados e um titular: as contratações do Fortaleza de 2020

Dos 13 reforços, Leão se despediu de seis ao longo da temporada e viu apenas o atacante David se firmar na equipe entre os remanescentes
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
David (à frente) foi o único contratado a se firmar como titular do Fortaleza
 (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR David (à frente) foi o único contratado a se firmar como titular do Fortaleza

Com a base do elenco de 2019 mantida, o Fortaleza agiu de forma discreta no mercado da bola em 2020. As investidas, porém, tiveram pouco sucesso. Dos 13 jogadores contratados para a atual temporada, quatro foram devolvidos ao clube de origem, dois foram emprestados e apenas um dos sete remanescentes é titular: o atacante David, cuja compra movimentou as maiores cifras da história do futebol cearense.

À exceção de goleiros e laterais, o Tricolor trouxe reforços para todos os setores do campo. Na zaga, João Paulo chegou como aposta no primeiro semestre, saiu ao fim do contrato e depois retornou para a equipe de aspirantes — hoje, figura novamente no elenco principal. Já Wanderson foi emprestado pelo Bahia no decorrer da Série A.

No meio-campo, o jovem Luiz Henrique deixou o Flamengo-RJ para defender o Leão do Pici, mas teve poucas oportunidades. Cedido pelo Grêmio-RS, o experiente Michel se firmou na equipe, mas sofreu grave lesão e acabou devolvido ao clube gaúcho. Já Ronald foi contratado como aposta e conseguiu ganhar espaço no elenco — inclusive, deve ser adquirido em definitivo. O último nome para o setor foi João Paulo, ex-Ponte Preta, que chegou a ser afastado por quebrar o protocolo de distanciamento social, mas foi reintegrado. Ainda busca vaga entre os titulares.

A maioria dos reforços buscados pelo departamento de futebol foi para o ataque — sete atletas, no total. Destaque do Ferroviário, Edson Cariús foi contratado ainda em 2019, mas não se firmou e acabou emprestado para o futebol árabe. Em meio a salários atrasados, decidiu rescindir o vínculo com o Al Jabalain. Tiago Orobó ganhou holofotes pelos gols com a camisa do América-RN, mas também teve pouco tempo no Pici e foi emprestado para a Ponte Preta-SP.

Os jovens Madson, emprestado pelo Corinthians-SP, e Yuri César, cedido pelo Flamengo-RJ, tiveram trajetórias diferentes com a camisa tricolor. O primeiro atuou pouco antes de rumar para o Oeste-SP, enquanto o segundo teve momentos de destaque — e também polêmica — até ser vendido para o Al Shabab, dos Emirados Árabes Unidos, o que rendeu cerca de R$ 1,1 milhão ao Fortaleza. O argentino Franco Fragapane teve vida curta no clube e retornou para o Talleres, da Argentina.

Dos reforços para o ataque só restaram David e Bergson. Cercado de expectativa pelos R$ 5 milhões investidos, o camisa 17 convive com altos e baixos, coleciona problemas extracampo e vê o rendimento nas quatro linhas questionado. Ainda assim, é uma das esperanças do Leão de fazer caixa em 2021. O ex-Ceará, por sua vez, teve início de sucesso no Pici, com gols, mas perdeu espaço.

"Não é por aí, não é uma questão de que houve mau planejamento. Houve contratações erradas? Claro, houve sim, todo time tem. Só que as contratações erradas nós conseguimos — vou usar um termo popular — 'desovar', os jogadores foram para outros times, não ficaram aqui pesando dentro do orçamento do clube, e o elenco que está aí tem plenas condições de nos entregar o resultado que a gente espera", analisou o presidente Marcelo Paz, em live no canal oficial do clube.

Contratações do Fortaleza na temporada

ZAGUEIROS
João Paulo
Wanderson

VOLANTES
Michel (devolvido)
Luiz Henrique
Ronald

MEIAS
João Paulo

ATACANTES
Edson Cariús (emprestado)
Tiago Orobó (emprestado)
Fragapane (devolvido)
Bergson
Madson (devolvido)
David
Yuri César (devolvido)

O que você achou desse conteúdo?