Logo O POVO+
Fortaleza vence Vasco por 3 a 0 em novo confronto direto e ganha fôlego na Série A
Esportes

Fortaleza vence Vasco por 3 a 0 em novo confronto direto e ganha fôlego na Série A

Tricolor derrotou o Cruzmaltino no Castelão e chegou aos 41 pontos, quatro acima da zona de rebaixamento a três rodadas do fim da Série A. Torres, David e Romarinho marcaram para o Leão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Romarinho fechou a conta na etapa final (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Romarinho fechou a conta na etapa final

O Fortaleza venceu mais um confronto direto contra o reabixamento na Série A do Brasileiro. O triunfo desta vez foi sobre o Vasco da Gama-RJ, por 3 a 0, ontem à noite, no Castelão. O resultado deu ainda mais fôlego ao Tricolor na corrida pela permanência na elite nacional.

Com 41 pontos conquistados, o Leão fica perto da pontuação que tradicionalmente evita rebaixamento (entre 43 e 44 pontos) e, caso vença o Palmeiras-SP na próxima rodada, pode até se livrar da queda no domingo. Nas três rodadas restantes, o time tem ainda um duelo direto em casa, contra o Bahia, na penúltima rodada do certame. Em outras palavras, a situação é favorável ao Tricolor do Pici.

O mérito do Fortaleza em mudar de cenário em duas semanas foi exatamente ter feito o dever de casa. O time tinha obrigação de vencer Coritiba-PR e Vasco em casa e cumpriu a contento. Diante do Cruzmaltino, inclusive, a partida foi jogada com ainda mais segurança.

Enderson Moreira apostou na mesma formação utilizada contra o Coritiba, com Luiz Henrique tendo um papel de criação, mas dando a primeira oportunidade para o jovem atacante Igor Torres, que entrou bem no jogo anterior, como titular. A escolha se mostrou acertada rapidamente, com o primeiro gol do Fortaleza marcado logo seis minutos de partida por ele.

David fez boa jogada individual, arrancando com a bola pela esquerda, e, na entrada da área, tocou de lado para Torres. O jovem de 20 anos finalizou ainda de fora da área, no canto direito do goleiro Fernando Miguel. Foi o primeiro gol dele pelo time profissional. O menino teve outra chance, novamente na entrada da área, aos 35, mas finalizou em cima do goleiro.

Apesar de jogar em casa, o Tricolor não fez questão da posse de bola. Ganhou o jogo, na verdade, nos muitos desarmes (18) e interceptações (20) executadas, principalmente no campo do adversário, pegando a defesa do Vasco exposta. O Leão também atacava utilizando a velocidade, fosse com David, o próprio Torres ou até em troca de passes com rapidez, sempre passando pelos pés de Luiz Henrique.

A posse de bola vascaína até gerava certo volume, mas o mais próximo que o time carioca chegou de marcar foi logo aos três minutos, com uma finalização na trave. Fora isso, teve um chute na rede por fora, com Pikachu, e um gol anulado do argentino Cano, que aproveitou rebote de Felipe Alves, já no segundo tempo — o árbitro de vídeo (VAR), porém, encontrou falta de Henrique sobre Romarinho no início da jogada (um tapa no rosto) e o lance foi invalidado.

O restante das boas oportunidades foram todas do Fortaleza. Ainda no primeiro tempo, Gabriel Dias chutou forte, invadindo a grande área pela direita, mas errou, e Juninho chutou de longe, obrigando Fernando Miguel a fazer boa defesa. O goleiro vascaíno só não conseguiu evitar o gol de David, já aos 43.

Wellington Paulista recolheu bola roubada, rolou para Luiz Henrique no meio, que deu assistência precisa para David, cara a cara com o goleiro, tocar para o gol.

A estrela de Enderson Moreira brilhou também nas alterações. No segundo tempo, além de Romarinho, na vaga de Luiz Henrique, ele lançou Osvaldo no lugar de Torres. As alterações não demoraram até culminar no terceiro gol.

Aos 18, Osvaldo interceptou uma saída de bola do Vasco, invadiu a grande área pela esquerda e cruzou. Romarinho veio pelo meio, de surpresa, e desviou para a meta.

O placar poderia ter sido ainda mais elástico se Wellington Paulista houvera acertado as duas finalizações que tentou na grande área — uma delas de voleio. Não era a noite de o centroavante marcar. Entretanto, novamente ele se mostrou útil na construção de jogadas ofensivas e na marcação.

Fortaleza 3x0 Vasco da Gama

Fortaleza
4-3-3: Felipe Alves; Gabriel Dias (Tinga), Quintero (Wanderson), Paulão e Bruno Melo; Felipe, Juninho (Ronald) e Luiz Henrique (Romarinho); Igor Torres (Osvaldo), Wellington Paulista e David. Técnico: Enderson Moreira

Vasco da Gama
4-4-2: Fernando Miguel; Pikachu, Marcelo Alves, Leandro Castán e Henrique (Caio Lopes); Bruno Gomes, Caio Lopes (Cano), Carlinhos e Juninho; Ygor Catatau (Talles Magno) e Benítez (Alexandre). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Local: Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 10/2/2021
Árbitro: Braulio da Silva Machado-FIFA/SC
Assistentes: Kleber Lúcio Gil-FIFA/SC e Éder Alexandre-SC
VAR: Wagner Reway
Gols: Igor Torres (6MIN/1ºT); David (43MIN/1ºT) e Romarinho (18MIN/2ºT)
Cartões amarelos: Gabriel Dias, Juninho (FOR) Leandro Castan, Marcelo Alves, Caio Lopes (VAS)
Renda e público: jogo de portões fechados em decorrência da pandemia do novo coronavírus

O que você achou desse conteúdo?