Logo O POVO+
Com aval de Comitê, Governo do Estado libera jogos de futebol à noite
Esportes

Com aval de Comitê, Governo do Estado libera jogos de futebol à noite

Em consenso com clubes e CBF, Governo permite realização de partidas em meio ao toque de recolher estabelecido pelo novo decreto
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Castelão passou quase a temporada inteira sem receber público (Foto: Aurélio Alves)
Foto: Aurélio Alves Castelão passou quase a temporada inteira sem receber público

Após dois dias de indefinição, o Governo do Ceará liberou a realização de jogos de futebol no turno da noite durante o período de vigência do novo decreto, que determina toque de recolher das 22 horas até as 5 horas do dia seguinte. A decisão, comunicada ontem, teve o aval do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

O imbróglio teve início na última quarta-feira, 17, a partir da publicação do novo decreto de medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, que afetava os últimos jogos de Fortaleza e Ceará no Campeonato Brasileiro, em razão dos horários. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) alegou que alteração na tabela poderia abrir precedente em caso de futuras decisões de estados e municípios.

As partes mantiveram contato e conseguiram chegar a um consenso. O Poder Público levou em consideração a opinião do comitê, que é formado por profissionais de saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e da Assembleia Legislativa, membros do Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, além do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), e do governador Camilo Santana (PT).

"Venho agradecer o empenho de todos para evitar a mudança do jogo contra o Bahia, agradecer em especial ao governador Camilo Santana, em nome do Governo do Estado, e toda a equipe que trabalha com ele, à Federação Cearense de Futebol, à CBF e a todos que contribuíram. Com diálogo, paciência, bom senso, compreensão de que o futebol é uma atividade controlada, que não oferece riscos à saúde pública. Esse ano, durante a pandemia, foram realizados quase 2.500 jogos no Brasil só pela CBF e não houve qualquer problema que acarretasse em piora do quadro difícil que a sociedade brasileira vive. Fica a nossa gratidão. Prevaleceu o futebol, a atividade, que não vai, jamais, trazer problema para a nossa sociedade", disse o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz.

Em contrapartida, o Ministério Público do Estado recomendou às secretarias do Governo que "impeçam a realização de qualquer jogo de futebol, incluindo partidas da Série A do Campeonato Brasileiro, em horários em que estejam em vigor as limitações para atividades econômicas e demais restrições para circulação de pessoas".

Com o cronograma mantido, o Fortaleza enfrenta o Bahia hoje, a partir das 21 horas, e o Ceará recebe o Botafogo-RJ na próxima quinta-feira, às 21h30min, ambos na Arena Castelão.

O que você achou desse conteúdo?