Atual campeão regional, o Ceará tem estreia na Copa do Nordeste marcada para o dia 1º de março. No Grupo A, o Vovô enfrenta o ABC-RN (integrante da chave B), em Natal, na primeira rodada da competição. Para o compromisso inicial do torneio, o técnico Guto Ferreira escalará uma equipe quase toda de reservas. O único titular da campanha na Série A pode ser o goleiro Richard.
Com o fim do Brasileirão na quinta-feira e classificação para a Copa Sul-Americana garantida, o Alvinegro começou a liberar jogadores titulares do elenco para período de folga na semana passada. O ideia é dar descanso a atletas com alta minutagem na temporada. Os três primeiros liberados foram o zagueiro Luiz Otávio e os meio-campistas Fabinho e Fernando Sobral, no última dia 16. Eles se reapresentam em 1º de março.
Ontem, o Ceará divulgou que deu folga para mais três titulares: o zagueiro Tiago Pagnussat, o lateral-esquerdo Bruno Pacheco e o centroavante Cléber. O trio retoma as atividades no próximo dia 8 de março.
Principal jogador da temporada do Alvinegro, o meia-atacante Vina não estará disponível para a estreia do time no Nordestão. Artilheiro da equipe com 23 gols e líder de assistências com 19, o jogador já deveria ter sido liberado, mas pediu para atuar nas últimas rodadas da Série A — na qual foi eleito para a seleção da temporada.
Titulares no ataque, Léo Chú e Lima terão os vínculos por empréstimo encerrados e retornarão ao Grêmio-RS. Somada a saída de Samuel Xavier, apenas o goleiro Richard, do time titular, estará disponível para o goleiro Guto Ferreira.
Os novos contratados já estão integrados ao elenco do Ceará. Dependendo da condição física adquirida nesta semana, parte dos reforços pode estrear já contra o ABC.