Logo O POVO+
Enderson Moreira ganha voto de confiança e segue no comando do Fortaleza
Esportes

Enderson Moreira ganha voto de confiança e segue no comando do Fortaleza

Diretoria credita reação do Leão ao trabalho do treinador e aposta em sequência para a próxima temporada, com participação ativa no planejamento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Enderson Moreira terá a chance de fazer um trabalho de longo prazo no Fortaleza (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Enderson Moreira terá a chance de fazer um trabalho de longo prazo no Fortaleza

Parcialmente amenizada pela virtual confirmação da permanência na Série A na próxima temporada, a goleada por 4 a 1 sofrida para o Bahia, no último sábado, 20, deve influenciar mudanças no planejamento do Fortaleza para a próxima temporada. Algo que não será mexido, porém, é o comando técnico. No cargo desde o início de janeiro e com contrato até o final do ano, Enderson Moreira recebeu voto de confiança e dará sequência ao trabalho.

A avaliação da cúpula do Tricolor é que o treinador de 49 anos conseguiu dar nova cara e maior efetividade ao sistema ofensivo, o que proporcionou reação na reta final do Campeonato Brasileiro e triunfos dentro de casa — particularmente nas vitórias sobre Coritiba e Vasco da Gama, essenciais para evitar a queda. Em contrapartida, a defesa passou a sofrer mais gols sob novo comando.

Em meio à luta contra o rebaixamento, o departamento de futebol deu início às conversas sobre a montagem do elenco para as competições de 2021 e fez as primeiras movimentações no mercado da bola com participação ativa do comandante, que indica e avalia nomes. O meia Lucas Crispim, ex-Guarani-SP, e o atacante Neilton, do Coritiba-PR, por exemplo, foram sugestões do técnico — o primeiro tem acordo encaminhado, e o segundo está na mira.

As saídas e renovações também passarão pelo crivo de Enderson Moreira. Emprestado até o final deste mês, o volante Ronald, enfim, deve ser adquirido em definitivo. Além do camisa 14, outros sete jogadores têm contrato até o término do Brasileirão. Há ainda situações de jogadores com vínculo mais longo que podem ser negociados, como os atacantes Bergson, que interessa a um clube asiático, e Edson Cariús, alvo do Remo-PA.

Em 46 dias de trabalho — parte deles interrompidos pela internação devido à Covid-19 —, foram nove jogos na Era Enderson, com três vitórias, um empate e cinco derrotas, o que rende 37% de aproveitamento. As atuações nos triunfos sobre Santos-SP, Coritiba-PR e Vasco da Gama-RJ, todas na Arena Castelão, agradaram aos dirigentes, ao contrário da derrota para o Esquadrão de Aço.

"Foi um ano muito difícil para todos, não só no futebol, não só para o Fortaleza. Foi um ano bem complicado, há muita variação emocional de todos em partes do campeonato. Todas as equipes tiveram momentos de muita dificuldade, momentos ruins. Então, agora, mais do que nunca, que a gente possa deixar os atletas imbuídos desse compromisso que tem pela frente, daquilo que eles precisam estar concentrados. A gente já fez coisas boas, partidas muito boas, jogos com espírito que o torcedor quer ver do Fortaleza, como anteriormente também o time vinha oscilando muito, algumas sequências ruins, resultados que escapavam. Então, agora é hora de poder voltar novamente, focar e trabalhar", ponderou o técnico.

O décimo compromisso será diante do Fluminense-RJ, na próxima quinta-feira, 25, às 21h30min, no Maracanã, pela última rodada da Série A. Para além de se garantir na Série A 2021 — só cai se perder, o Vasco ganhar e tirar ainda uma diferença de 12 gols de saldo —, o time ainda tem chances de classificação para a Copa Sul-Americana. Em paralelo, com vínculo até dezembro de 2021, o treinador trabalha visando as disputas de Campeonato Cearense, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Brasileirão.

Números de Enderson Moreira

9 jogos
3 vitórias
1 empate
5 derrotas
10 gols pro
16 gols contra
37% de aproveitamento

O que você achou desse conteúdo?