Logo O POVO+
Ceará se despede da Série A 2020 diante do Botafogo-RJ, no Castelão
Esportes

Ceará se despede da Série A 2020 diante do Botafogo-RJ, no Castelão

Com o objetivo da Sul-Americana conquistado, Vovô já iniciou o planejamento de 2021. Como motivação contra o Botafogo, resta a chance de alcançar G-9 e aumentar receita por classificação final
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Com principais objetivos conquistados, Ceará, de Guto Ferreira, tenta apenas subir na tabela (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Com principais objetivos conquistados, Ceará, de Guto Ferreira, tenta apenas subir na tabela

Em clima de despedida e com objetivo conquistado, o Ceará entra em campo hoje, às 21h30min, para encarar o já rebaixado Botafogo-RJ no Castelão, pela última rodada da Série A 2020. Com o foco e o planejamento de 2021 em curso, o Vovô ainda tem como motivação extra terminar o Brasileirão dentro do G-9.

Em 12º na tabela com 49 pontos, os cearenses têm diferença de apenas um ponto até o nono colocado. À frente do Vovô, estão o Athletico-PR (9º), Corinthians-SP (10º) e RB Bragantino (11º).

Vindo de vitória sobre o Coritiba-PR, o Alvinegro terão escalação bastante mesclada para o confronto com o Fogo, sem sete titulares. Com a montagem do elenco para 2021 a todo o vapor, o Ceará começou a liberar atletas para período de folga e encerrou vínculos. O lateral-direito titular Samuel Xavier, por exemplo, não renovou e já deixou o Vovô.

Devido à alta minutagem na temporada, o Vovô deu descanso antecipado para outros titulares: Luiz Otávio, Tiago Pagnussat, Bruno Pacheco, Fabinho, Fernando Sobral e Cléber. Desta forma, o escrete do Porangabuçu só terá Vina, Léo Chú, Lima e Richard à disposição para o confronto diante do Fogão.

Vina, principal jogador do clube na temporada, já deveria ter saído de férias, mas não quis parar. Com "fome de bola", o meia-atacante pediu para jogar as últimas rodadas do BrasileirãoEscolhido para seleção do Brasileirão 2020 pela CBF, o camisa 29 quer melhorar ainda mais seus números. Ele é o artilheiro da equipe no ano, com 23 gols, e líder de assistências, com 19.

A última rodada servirá mais como oportunidade para os atletas considerados reservas. Na lateral esquerda, Kelvyn, revelação da base do Alvinegro, será o titular.

Em 2020, Guto Ferreira usou o versátil jogador no meio de campo. O POVO apurou que o treinador quer utilizá-lo como lateral na próxima temporada, sendo opção para o titular Bruno Pacheco. O Vovô emprestou o então reserva imediato da posição, Alyson, para o Juventude-RS. Ademais, o Ceará contratou o também lateral-esquerdo Alessandro Rodrigues, jovem promessa de 22 anos do clube gaúcho, para integrar o elenco profissional.

Quem deve ganhar nova chance entre os titulares é o zagueiro Gabriel Lacerda, revelação da base da equipe de Porangabuçu. O defensor chegou a ser utilizado no início da Série A, diante de desfalques entre os titulares, mas depois se juntou ao time sub-23 que conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. A última partida dele na equipe profissional foi contra o Goiás pela 12ª rodada do Brasileirão, em setembro.

O rebaixado Botafogo está completamente focado no processo de reestruturação do clube para buscar o acesso em 2021. A equipe carioca anunciou Marcelo Chamusca — ex-Fortaleza e Ceará — para ser o novo treinador na sequência da temporada. Contra o Ceará, porém, o Fogão ainda será comandado pelo técnico interino Lúcio Flávio.

Os cariocas chegam para o duelo após surpreender o São Paulo, com triunfo por 1 a 0, no estádio Nilton Santos, e encerrar o jejum de dez jogos sem vencer.

Ceará x Botafogo

Ceará
4-2-3-1: Richard; Eduardo, Klaus, Lacerda e Kelvyn; Charles e Naressi; Léo Chú, Lima e Vina; Vizeu. Téc: Guto Ferreira

Botafogo
4-3-3: Diego Loureiro; Kevin, Marcelo Benevenuto, Sousa e Hugo; Luiz Otávio, Kayque e Cesinha; Warley, Ênio e Rafael Navarro. Técnico: Lúcio Flávio

Data: 25/2/2021
Horário: 21h30min
Local: Castelão-CE
Árbitro: Raphael Claus-SP (Fifa)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis-SP (Fifa) e Alex Ang Ribeiro-SP
VAR: Marcio Henrique de Gois-SP
Transmissão: Premiere e Rádio O POVO CBN

O que você achou desse conteúdo?