Logo O POVO+
Fortaleza encara o Fluminense para zerar riscos e tentar sonho
Esportes

Fortaleza encara o Fluminense para zerar riscos e tentar sonho

Virtualmente salvo do rebaixamento, o Tricolor precisa vencer o rival e torcer por tropeços de Bahia e Sport para conquistar vaga na Copa Sul-Americana. Partida encerra participação dos times no Brasileirão 2020
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Enderson Moreira analisou a atuação do Fortaleza no primeiro Clássico-Rei de 2021 (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Enderson Moreira analisou a atuação do Fortaleza no primeiro Clássico-Rei de 2021

O Campeonato Brasileiro de 2020 chega ao fim na noite de hoje, às 21h30min. No estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o Fortaleza entra na rodada final ainda com o sonho de vaga na Copa Sul-Americana, após virtualmente se livrar do rebaixamento. Para isso, precisa vencer o Fluminense-RJ, que busca vencer para conquistar vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores.

Para o Leão chegar à competição continental pela segunda temporada consecutivo, além de vitória na rodada derradeira, precisa secar dois rivais nordestinos. O Bahia, 15º colocado com 41 pontos, e o Sport, 14º posição com 42, têm de tropeçar (empatar ou perder) contra, respectivamente, Santos-SP, na Arena Fonte Nova, e Athletico-PR, na Arena da Baixada.

O Tricolor do Pici está na 16ª colocação, com 41 pontos (atrás do Bahia no número de vitórias), e precisa chegar em 14º para fisgar a vaga na Copa Sul-Americana 2021.

O rebaixamento está virtualmente descartado em virtude da vantagem do Fortaleza sobre o Vasco da Gama-RJ no saldo de gols. Primeiro time dentro da zona da degola, o Cruzmaltino tem três pontos e uma vitória a menos que o Tricolor. Caso vença e o Leão perca, os dois critérios se igualam, mas os cariocas precisam reverter desvantagem de 12 no saldo de gols.  

Enquanto isso, o Flu também precisa fazer o dever de casa e torcer por tropeço rival. Para conquistar a quarta colocação, que garante vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2021, terá de derrotar o Leão e torcer para que o São Paulo pelo menos empate com o Flamengo-RJ, no Morumbi, em jogo que vale título para o Rubro-Negro.

Para o Tricolor Carioca, ainda restaria a possibilidade de conquista da vaga direta ao terminar em quinto. Para isso, bastaria que o Palmeiras fosse campeão da Copa do Brasil — o que abriria uma nova vaga direta nos grupos da Libertadores via Brasileirão. Contudo, em caso de tropeço, o Flu pode perder o quinto posto para o Grêmio-RS, que visita o Red Bull Bragantino no estádio Nabi Abi Chedid e pode ultrapassar o Tricolor Carioca.

O Fortaleza tem dois desfalques para o embate. O lateral-direito Gabriel Dias levou o terceiro cartão amarelo acumulado no jogo passado, enquanto o volante Felipe foi expulso na goleada sofrida para o Bahia. Tinga e Ronald devem ser os substitutos.

Do lado carioca, o zagueiro Nino e o lateral-esquerdo Egídio, suspensos, estão fora do confronto. Matheus Ferraz e Danilo Barcelos devem suprir as ausências. Além deles, o volante Martinelli, que por lesão não entrou em campo na reapresentação no clube, é dúvida e deve ser ausência também.

Na partida do primeiro turno, disputada no dia 31 de outubro de 2020, na Arena Castelão, o Fluminense levou a melhor e venceu por 1 a 0. Na ocasião, o atacante Wellington Silva fez o único gol do jogo. Já no último compromisso entre as equipes no palco do jogo, o estádio do Maracanã, que aconteceu na reta final do Brasileirão 2019, empate sem gols entre os tricolores, em jogo que teve uma expulsão para cada lado, Dodi para o Flu e Paulão para o Leão.

Fluminense x Fortaleza

Fluminense
4-3-3 - Marcos Felipe; Calegari, Matheus Ferraz, Luccas Claro e Egídio; Hudson (André), Yago e Nenê; Luiz Henrique, Lucca e Fred. Técnico: Marcão

Fortaleza
4-3-3 - Felipe Alves; Tinga, Quintero, Paulão e Bruno Melo; Ronald, Juninho e Luiz Henrique; Romarinho, David e Wellington Paulista. Técnico: Enderson Moreira

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: 25/2/2021
Horário: 21h30min (horário de Fortaleza)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Michel Stanislau (RS)
Transmissão: Premiere, Rádio O POVO/CBN e tempo real no opovo.com.br/esportes

O que você achou desse conteúdo?