Logo O POVO+
Ceará encara Vitória na Copa do Nordeste e tenta manter status de algoz
Esportes

Ceará encara Vitória na Copa do Nordeste e tenta manter status de algoz

Alvinegro reencontra o Rubro-Negro na segunda fase da competição. Em 2020, Vovô eliminou o adversário no torneio regional e na Copa do Brasil
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Pedro Naressi deve ser mantido entre os titulares do Ceará (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Pedro Naressi deve ser mantido entre os titulares do Ceará

O Ceará entra em campo hoje, às 16 horas, no Castelão, para encarar o Vitória-BA pela segunda rodada da Copa do Nordeste. A missão é manter a invencibilidade recente diante do rival e conquistar o primeiro triunfo da temporada. Algoz do Rubro-Negro em 2020, o Vovô eliminou o adversário no próprio Nordestão, nas quartas de final, e na terceira fase da Copa do Brasil.

+ Jael aparece no BID e pode estrear pelo Ceará contra o Vitória-BA; Baxola renova contrato

O Alvinegro do Porangabuçu bateu o Leão em todos os três duelos da temporada passada, duas vezes por 1 a 0 e uma por 4 a 3. O retrospecto positivo sobre o time de Salvador é ainda maior quando se observa o histórico de confrontos de temporadas passadas. O Vitória não supera os cearenses desde 2018. De lá pra cá, são quatro derrotas e um empate.

O técnico Guto Ferreira ganhou quase uma equipe inteira de reforços para a segunda rodada do Nordestão. Mais quatro contratados para 2021 foram regularizados nesta semana e estão aptos para o jogo: Alessandro Rodrigues, Jorginho, Yony González e Jael. Ademais, "Gordiola" poderá contar com seis titulares da temporada passada que retornaram do período de folga: Luiz Otávio, Tiago Pagnussat, Fernando Sobral, Fabinho, Bruno Pacheco e Cléber. Vina e Charles permanecem liberados pelo clube.

+ João Ricardo vive "ansiedade" por estreia pelo Ceará e elogia torcida: "Gigantesca"

Na estreia, com exceção do goleiro Richard, Guto escalou um time todo de atletas considerados reservas na temporada passada, além do meia Marlon, uma das contratações de 2021. O volante Oliveira, vindo da Chapecoense-SC, também disputou a primeira partida pelo Vovô, entrando no segundo tempo.

Com tantas novidades à disposição, a escalação do Alvinegro para enfrentar o Rubro-Negro se torna um mistério. A tendência é de que a base que encarou o ABC-RN seja mantida, mas com algumas mudanças. Na zaga, Luiz Otávio ou Tiago Pagnussat devem começar jogando, ao lado de Klaus.

Na contenção, Guto pode promover a entrada volta de Fabinho ou Fernando Sobral ou ainda apostar em Oliveira, no lugar do (quase) xará William Oliveira. Naressi deve ser mantido entre os titulares.

No setor ofensivo, quem deve perder a vaga de titular é o meia Wescley, que não foi bem contra o ABC. Jorginho, que assinou contrato de empréstimo com o Ceará cedido pelo Athletico-PR, pode ganhar a chance de estrear como titular.

Já o Vitória chega para o confronto sem grandes mistérios. Em reformulação após campanha decepcionante na Série B — são 15 saídas até agora —, o clube baiano tem apostado as fichas na base, com média de idade do elenco de 22 anos. Até o momento, apenas três reforços foram anunciados: o volante João Pedro e os atacantes Aníbal Vega e Walter — este último está regularizado, mas só deve estrear contra o Bahia, em 17 de março. Em breve, devem ser confirmados o meia-atacante Ygor Catatau e o lateral-direito Raul Prata.

O técnico do Leão é Rodrigo Chagas, que era o comandante do sub-20, assumiu interinamente o time na Série B e depois foi efetivado. O comandante teve trabalho decisivo na permanência do time na Segundona e está invicto há oito jogos. Na estreia no Nordestão, o Rubro-Negro bateu o Santa Cruz por 2 a 0.

Ceará x Vitória

Ceará
4-2-3-1: Richard; Eduardo, Klaus e Luiz Otávio (Tiago Pagnussat ou Lacerda) e Kelvyn; Naressi e William Oliveira (Fabinho, Fernando Sobral ou Oliveira); Saulo Mineiro, Jorginho e Marlon; Vizeu. Téc: Guto Ferreira

Vitória
4-3-3: Yuri; Van, Wallace, João Victor e Pedrinho; Gabriel Bispo, João Pedro (Guilherme Rend) e Fernando Neto; Soares (David) Vico e Samuel. Téc: Rodrigo Chagas

Data: 6/3/2021
Horário: 16 horas
Local: Castelão-CE
Árbitro: Tiago Nascimento dos Santos
Assistentes: Clovis Amaral da Silva-PE e John Andson Alves Ribeiro-PE
Transmissão: Nordeste FC, PPV Copa do Nordeste, SBT e Rádio O POVO CBN

O que você achou desse conteúdo?