Logo O POVO+
Com promessas de times alternativos, Ceará e Ferroviário fazem Clássico da Paz atípico
Esportes

Com promessas de times alternativos, Ceará e Ferroviário fazem Clássico da Paz atípico

Duelo será realizado numa tarde de quarta-feira e no centro de treinamento do Ceará, algo inédito na história da tradicional partida no futebol profissional. Partida, válida pela primeira rodada da segunda fase, será a estreia do Alvinegro no certame
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Técnico do Ferroviário, Francisco Diá prometeu time reserva, mas voltou atrás (Foto: Lenilson Santos/Ferroviário)
Foto: Lenilson Santos/Ferroviário Técnico do Ferroviário, Francisco Diá prometeu time reserva, mas voltou atrás

Ainda sob uma condição de incerteza, devido a mais um avanço da pandemia do novo coronavírus, a segunda fase do Campeonato Cearense começa hoje à tarde, com direito a clássico logo de cara. Com mando de campo coral, Ferroviário e Ceará vão se enfrentar no estádio Franzé Moraes, dentro do Centro de Treinamento (CT) do Vovô, a partir das 15 horas.

O horário e o local são mesmo de se estranhar. Ver um Clássico da Paz em plena tarde de sábado e ainda com um mando de campo "invertido" só pode ser justificado por alguma situação extraordinária, como a que o Estado enfrenta. O arrocho no isolamento social imposto pelo último decreto do Governo vetou jogos do certame estadual na Capital. Por isso, a partida foi para Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. A diretoria coral aceitou jogar em domínios alvinegros devido à boa condição do gramado. O horário tem a ver com a falta de iluminação no CT, o que exige que a partida termine antes que o céu escureça.

Em campo, a tendência é que os técnicos optem por times mistos. O Ceará porque administra um regime de folgas no elenco, devido a junção dos calendários 2020 e 2021 do futebol brasileiro, que impediu uma pré-temporada. Já o Ferroviário, porque vem numa sequência de partidas e a comissão técnica decidiu que, por já ter vencido a primeira fase e alcançado vaga na Copa do Brasil de 2022, pode se dar ao luxo de largar na segunda fase com time alternativo.

“Não tem a mínima condição, muito em cima (o início da segunda fase). O Ferroviário vem com uma maratona de jogos excessivos e isso prejudica até o atleta. Foram duas competições com jogos a cada 48 horas, isso é muito desgastante com os atletas. A gente vai ter que usar uma equipe alternativa", disse o técnico do Ferroviário, Francisco Diá, logo após conquistar o título simbólico de campeão do primeiro turno, no domingo.

De cara, dois titulares estão fde ora pelo Tubarão. O zagueiro Vitão teve folga e o lateral-direto Roni foi expulso no jogo passado, por isso cumpre suspensão. O restante do time é uma incógnita e há chance ainda de Diá mudar de ideia, já que quando deu declaração de que falou sobre time alternativo antes do sorteio que definiu confronto contra o Ceará.

Pelo lado alvinegro, Guto Ferreira não tem desfalques porque será a estreia do Vovô. Pelo contrário, ele poderá promover estreias em campo. É o caso do goleiro João Ricardo e do atacante Jael. O último ganhou condição de jogo no BID para o duelo do sábado passado, contra o Vitória-BA, pela Copa do Nordeste, mas ainda aprimorava a parte física.

"Em relação ao treinamento estou tranquilo. Isso (estrear) vai depender do treinador, vai ser aos poucos. Minha entrega não vai faltar, para estar 100% o mais rápido possível. Nas oportunidades que eu tiver estarei preparado", despistou Jael, que tem boas chances de começar como titular no Clássico da Paz.

A principal diferença entre as duas equipes, que pode influenciar no decorrer da partida, é que o Ceará sabe que volta a campo já no sábado, pela Copa do Nordeste, enquanto o Ferroviário aguarda a Federação Cearense de Futebol desdobrar mais uma rodada da tabela. Por enquanto, o próximo compromisso coral será apenas na Copa do Brasil, no dia 17, contra o Porto Velho-RO, na capital de Rondônia.

A segunda fase tem o mesmo formato da primeira, com sete rodadas, jogos apenas de ida, porém com apenas quatro times avançando para as semifinais. O Ferroviário é mandante na partida por conta de sorteio.

Ferroviário x Ceará

Ferroviário
4-3-3: Jonathan; Polegar, Yuri, Richardson, Emerson; Wallace Rato, Wesley Dias, Reinaldo (Diego Viana); Wendson, Berguinho, Adílson Bahia. Téc: Francisco Diá

Ceará
4-3-3: João Ricardo, Buiú, Luiz Otávio, Jordan, Kelvin; Fabinho, Oliveira, Baxola; Rick, Jacaré, Jael. Téc: Guto Ferreira

Local: Franzé Moraes, em Itaitinga-CE
Data: 10/3/2021
Horário: 15 horas
Árbitro: Luciano Miranda
Assistentes: Renan Aguiar e Camila de Sousa
Transmissão: NordesteFC, Rádio O POVO CBN AM 1010, Facebook e YouTube do O POVO Online (áudio)

O que você achou desse conteúdo?