Logo O POVO+
Ceará chega a 13 contratações em 2021 e cessa busca por reforços
Esportes

Ceará chega a 13 contratações em 2021 e cessa busca por reforços

Após anúncio do zagueiro Messias, Vovô mantém radar ligado, mas paralisa ações no mercado da bola para caras novas do elenco de Guto Ferreira
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Compra em definitivo do meia-atacante Lima foi um dos movimentos do Ceará no mercado (Foto: Felipe Santos/CearaSC)
Foto: Felipe Santos/CearaSC Compra em definitivo do meia-atacante Lima foi um dos movimentos do Ceará no mercado

A garantia antecipada de permanência na Série A do Campeonato Brasileiro permitiu ao Ceará se movimentar no mercado da bola e reforçar o elenco para o calendário de 2021, que terá o retorno à Copa Sul-Americana após dez anos. Depois de finalizar a 13ª terceira contratação, a diretoria cessou a busca por nomes e quer dar tempo para o técnico Guto Ferreira avaliar todos os reforços.

"Nós ultrapassamos a quantidade de atletas com a qual o Guto quer trabalhar. Ele gosta de um elenco com 34 jogadores, sendo 30 deles de linha. Portanto, é hora de avaliar o que nós temos", ponderou o diretor de futebol Eduardo Arruda ao O POVO.

A primeira cara nova do Alvinegro para a temporada foi o meia Marlon, ex-Fortaleza, ainda em dezembro. O radar, então, foi ampliado para outras competições e até para o Exterior. Destaques da campanha do título da Chapecoense-SC na Série B, o goleiro João Ricardo e o volante Oliveira fizeram as malas e desembarcaram em Porangabuçu.

O zagueiro Messias, recém-anunciado, também teve bons números na Segunda Divisão com a camisa do América-MG. Além do lateral-direito Gabriel Dias, que repetiu o roteiro de Marlon ao trocar Pici por Porangabuçu, o sistema defensiva ganhou três peças jovens: o arqueiro Vinicius Machado, ex-Grêmio-RS, o lateral-esquerdo Alessandro, do Juventude-RS, e o zagueiro Jordan, que estava no Botafogo-SP.

O setor ofensivo do Vovô também foi reforçado para as disputas de Campeonato Cearense, Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Sul-Americana e Brasileirão. O meia Jorginho foi emprestado pelo Athletico-PR, enquanto o meia-atacante Lima foi adquirido em definitivo do Grêmio-RS após indas e vindas por empréstimo.

Made with Flourish

Para o ataque, o departamento de futebol do Ceará não poupou esforços nas negociações para atrair atletas do mercado internacional. O centroavante Jael deixou o Japão para vestir a camisa alvinegra. Os colombianos Yony González e Steven Mendoza, que já haviam atuado no futebol brasileiro, aceitaram retornar para trabalhar sob a batuta de Guto Ferreira.

Além do projeto esportivo, o Vovô atraiu os nomes no mercado com investimento e contratos longos — quase todos com ao menos dois anos de duração. Juntos, Messias, Lima e Mendoza custaram quase R$ 10 milhões aos cofres do clube cearense, que já desembolsou R$ 32 milhões em direitos econômicos de jogadores desde o retorno à elite nacional.

"Nós estamos sempre de olho porque algumas vezes surge uma boa oportunidade, mas no momento vamos dar uma parada. Depois, mais próximo do Brasileiro ou a depender do desempenho na Sul-Americana, a gente pode fazer mais algumas contratações", explicou Eduardo Arruda. (Com informações de Brenno Rebouças)

Reforços do Ceará em 2021

  • Goleiros: João Ricardo e Vinicius Machado
  • Lateral-direito: Gabriel Dias
  • Zagueiros: Jordan e Messias
  • Lateral-esquerdo: Alessandro
  • Volante: Oliveira
  • Meias: Marlon, Jorginho e Lima*
  • Atacantes: Yony González, Jael e Mendoza

*Adquirido em definitivo após empréstimo

O que você achou desse conteúdo?