Logo O POVO+
Apesar de bons resultados, Fortaleza vive pressão por desempenho; diretoria banca Enderson
Esportes

Apesar de bons resultados, Fortaleza vive pressão por desempenho; diretoria banca Enderson

Mesmo com rendimento de 71% em 2021, Tricolor sofre críticas constantes da torcida, especialmente o técnico Enderson Moreira. Clube reconhece problemas, mas justifica manutenção do treinador
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Enderson Moreira é o principal alvo da
Foto: Aurelio Alves Enderson Moreira é o principal alvo da "fúria" da torcida

O jargão mais popular do futebol ensina que quando algo vai bem, não se deve modificar. E no esporte bretão, o critério mais forte para julgar um trabalho de um time e seu comandante é o resultado entregue. No Fortaleza da atual temporada, no entanto, essa máxima não tem sido realidade.

O Tricolor vive um momento tranquilo nas competições que disputa, mas um clima de pressão paradoxalmente crescente. Apesar do aproveitamento de cerca de 71%, a torcida pede em coro, praticamente uníssono, a queda do técnico Enderson Moreira a cada partida que o clube joga. Foi assim, novamente, no último sábado, após a vitória do Leão sobre o 4 de Julho-PI, por 2 a 1, na Copa do Nordeste.

As críticas vão desde o futebol apresentado pelo time, que não tem convencido o torcedor, passando pelas constantes mudanças feitas no time titular de uma partida para outra até o não aproveitamento de algumas peças, como é o caso de Felipe e Ronald, que ainda não jogaram na atual temporada pelo Fortaleza. O segundo, inclusive, já é quase uma bandeira dentre as reivindicações.

O paradoxo que o clube vive já rendeu espanto ao próprio Enderson Moreira, na coletiva após a vitória contra o Caxias-RS, pela Copa do Brasil, e ao zagueiro Juan Quintero, que saiu em defesa do comandante antes da partida contra a equipe piauiense. “Para ser sincero, não entendo o porquê das críticas tão rápido, se a gente só perdeu um jogo e só sofreu dois gols em sete partidas (agora três em oito). Pessoalmente, não entendo", desabafou o colombiano.

Em oito partidas, o Fortaleza venceu cinco, empatou duas e só perdeu uma. Em nenhuma delas, no entanto, o time apresentou um futebol que agradasse a maioria. Muitos erros de passe, repertório limitado, baixa produção ofensiva e um “saber sofrer” excessivo para o nível de adversário que o clube tem enfrentado vem fazendo o torcedor colocar o desempenho à frente dos resultados, algo um pouco raro no futebol.

Soma-se a isso, possivelmente, a carga de uma decepcionante (porém bem sucedida) reta final da última Série A e o desejo que boa parte da torcida já demonstrava antes mesmo do início da atual temporada pela troca de comando técnico. O desgaste de Enderson talvez se justifique também pelo fato de não ter tido tempo de apresentar alguma coisa no clube que gere créditos juntos aos torcedores. A comparação com Rogério Ceni, o último comandante que teve total apoio dos tricolores, também pesa.

Depois da vitória contra o 4 de Julho, no sábado, no entanto, o comandante do Leão adotou discurso que encaixa melhor com a reivindicação da torcida. “A gente trabalha para que possamos fazer com que a equipe ganhe os jogos, possa jogar bem, possa ser uma equipe que o torcedor tenha orgulho. Pode ter certeza que a gente não está, em momento algum, satisfeito com o que está acontecendo. A gente quer sempre mais, não é só nas derrotas, (mas) nas vitórias também. Há uma cobrança daquilo que pode ser melhor, que pode evoluir e a gente está trabalhando muito para entregar ao torcedor aquilo que ele deseja”, garante.

Ao O POVO, o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, admitiu que o time precisa evoluir, sobretudo na produção ofensiva e afirmou já ter conversado com Enderson Moreira sobre o assunto, que concordou. O dirigente, no entanto, faz paralelo entre as condições de transição de temporada e o que o time tem entregado, para mostrar que o clube, na verdade, tem conseguido se sobressair.

“Em menos de 30 dias fizemos dez contratações, três atletas retornaram de empréstimo, oito saíram. É humanamente impossível um time estar ajustado nesse contexto. Foram oito jogos, sem pré-temporada, com quatro viagens. Ganhamos todos os jogos fora de casa e tivemos apenas uma derrota. Temos um aproveitamento de 71%. Imagina se eu demito o treinador com esse aproveitamento, o que o próximo vai pensar? Tenho que ter 80% para garantir meu emprego?”, disse.

Pela primeira vez, desde o início da temporada 2021, o Fortaleza terá uma semana completa para treinar. Enderson já avisou, em coletiva, que a prioridade será recuperar jogadores. O treinador disse que tem feito modificações não por vontade própria, mas para não perder jogadores por lesão no começo do trabalho.

Enderson Moreira no Fortaleza

Temporada 2020

  • Fortaleza 0x0 Grêmio
  • Internacional 4x2 Fortaleza
  • Fortaleza 2x0 Santos
  • Atlético-GO 2x0 Fortaleza
  • Atlético-MG 2x0 Fortaleza
  • Fortaleza 3x1 Coritiba
  • Fotaleza 3x0 Vasco
  • Palmeiras 3x0 Fortaleza
  • Fortaleza 0x4 Bahia
  • Fluminense 2x0 Fortaleza

Temporada 2021

Fortaleza 1x0 CRB

Sampaio Corrêa 0x2 Fortaleza

Atlético-Ce 0x2 Fortaleza

Fortaleza 1xq1 Treze-PB

Caxias-RS 0x1 Fortaleza

Ceará 0x0 Fortaleza

Fortaleza 0x1 Santa Cruz

4 de Julho 1x2 Fortaleza

Total

  • 18 jogos
  • 8 vitórias
  • 3 empates
  • 7 derrotas
  • 50% aproveitamento

Temporada 2021

  • 8 jogos
  • 5 vitórias
  • 2 empates
  • 1 derrota
  • 71% aproveitamento
O que você achou desse conteúdo?