Logo O POVO+
De olho na Sul-Americana, Ceará fará estudo aprofundado de adversários
Esportes

De olho na Sul-Americana, Ceará fará estudo aprofundado de adversários

Vovô pode contratar analista de desempenho especializado no futebol de outros países do subcontinente, a pedido do técnico Guto Ferreira. Sorteio dos grupos será amanhã, às 13 horas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Guto Ferreira se reunirá com a diretoria do Ceará após o sorteio da Sul-Americana
 (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Guto Ferreira se reunirá com a diretoria do Ceará após o sorteio da Sul-Americana

O Ceará conhece amanhã os adversários da fase de grupos da Copa Sul-Americana 2021, em sorteio realizado em Luque (Paraguai), com transmissão ao vivo a partir das 13 horas pela Conmebol. Em vista disso, o Alvinegro de Porangabuçu se prepara para iniciar estudo aprofundado após a definição dos rivais, com a possibilidade de contratação de analista de desempenho especializado no futebol dos países vizinhos da América do Sul.

O estudo faz parte do planejamento do Vovô para a participação na Sul-Americana. Será a primeira vez na história que o time cearense disputará jogos oficiais fora do Brasil. Com a mudança no regulamento da segunda competição de clubes mais importante da América do Sul, o torneio passa a ter nesta temporada uma fase de grupos, com partidas de ida e volta entre os integrantes de cada chave.

"Vamos acompanhar juntos o sorteio. Depois de saber quem são os adversários, vamos estudá-los, pegar muita informação daqui e de gente de fora para fazer bons jogos", comentou o presidente Robinson de Castro em entrevista ao O POVO.

LEIA MAIS

O dirigente explicou ainda que o clube tem se municiado de informações sobre a competição. Após o sorteio, a diretoria se reunirá com a comissão técnica para definir os próximos passos da preparação. O objetivo é dar à equipe todas as condições para chegar forte no torneio continental.

"Eu deixei à disposição do Guto, sobre o que ele precisar (como a possibilidade de contratação de mais um analista). Ele ainda não me pediu isso. Ele está esperando o sorteio", explicou Robinson.

A edição de 2021 da Sula marcará a terceira participação do Ceará em competições internacionais. O time de Porangabuçu disputou a Copa Conmebol, em 1995, e da própria Sul-Americana, em 2011, mas em ambos os casos foi eliminado nas fases nacionais dos torneios, para Corinthians-SP e São Paulo, respectivamente.

A expectativa é de que o Vovô fique no pote 3, no sorteio da fase de grupos da Sul-Americana. Os potes são definidos de acordo com as posições das equipes no ranking.

O pote 1 tem sete times garantidos. Independiente-ARG, Lanús-ARG, Rosário Central-ARG, Newell's Old Boys-ARG, Emelec-EQU, Corinthians e Athlético-PR. No pote 2, estão confirmados Bahia, Arsenal-ARG e Huachipato-CHI. Além do Ceará, o Atlético-GO e o 12 de Octubre-PAR estarão no 3.

Nesta fase do torneio serão oito grupos de quatro times cada (32 no total, portanto) e apenas o primeiro colocado de cada chave avança às oitavas de final, onde vão se encontrar com oito times eliminados na fase de grupos da Libertadores, todos na terceira colocação.

OUÇA TAMBÉM:


Sobre os possíveis adversários, o técnico Guto Ferreira ressaltou a dificuldade da competição. "Existem camisas fortes, equipes fortes e camisas fortes com equipes fortes. Então em algum momento você vai pegar camisas fortes com equipes fortes. Se isso puder ser mais para o fim, ótimo. Desde que a gente faça nossa parte no início. Acho que o mais importante nesse momento é trazer a repercussão do clube e tentar fazer uma grande competição”, comentou ele em entrevista ao programa Baita Amigos, do BandSports.

"Em um primeiro momento, nós queremos nos classificar e depois buscar, dentro do mata-mata, chegar o mais longe possível. Quem sabe a gente não busca uma final?", disse Guto.

O que você achou desse conteúdo?