Logo O POVO+
Ceará sente peso de desfalques e desempenho defensivo cai sem Messias e Luiz Otávio
Esportes

Ceará sente peso de desfalques e desempenho defensivo cai sem Messias e Luiz Otávio

Desde que Luiz Otávio deixou o time, por lesão, Alvinegro já sofreu sete gols. Com ele ao lado de Messias, só três tentos passaram
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Luiz Otávio é ídolo e capitão do Ceará 
 (Foto: Fausto Filho / Ceará SC)
Foto: Fausto Filho / Ceará SC Luiz Otávio é ídolo e capitão do Ceará

O Ceará tem sentido a ausência da dupla de zaga titular, formada por Luiz Otávio e Messias. A última vez que as “torres gêmeas” estiveram lado a lado em campo foi na final do Campeonato Cearense, pouco mais de 15 dias atrás, quando o primeiro sofreu entorse no joelho e tornozelo esquerdo.

De lá para cá foram quatro jogos do Vovô e sete gols sofridos, mesma quantidade de tentos sofridos nos nove jogos anteriores. Desde que Luiz Otávio saiu, Messias já teve duas duplas diferentes, além de ficar de fora do primeiro Clássico-Rei pela Copa do Brasil, já que não pode mais atuar no torneio por outra equipe depois de ter jogado pelo América-MG. Na partida passada, a derrota por 3 a 1 para o Santos, o camisa 3 chegou a fazer seu pior jogo desde que chegou a Porangabuçu, errando em lances capitais.

O Ceará já teve oito duplas de zaga diferentes atuando na campanha de 2021, fora a titular. Com formações alternativas, o Vovô acumulou, em 18 jogos, sete vitórias, sete empates, quatro derrotas, além de ter sofrido 18 gols. Sem os dois titulares, o Alvinegro tem um aproveitamento de 51,8% e uma média de um tento sofrido por partida.

Com Luiz Otávio e Messias atuando juntos na defesa, os números melhoram consideravelmente. Nos 12 jogos em que os dois estiveram como titulares, o Ceará alcançou oito vitórias, dois empates e teve apenas uma derrota. Pelas “torres gêmeas” só passaram três gols, portanto, a zaga principal do clube tem um aproveitamento de 66,6%, uma média de 0,25 tentos por partida e 10 jogos em que o time sequer foi vazado.

Vale ressaltar que Luiz Otávio e Messias foram os titulares na maioria dos jogos mais difíceis do Ceará na temporada. No Campeonato Cearense, só foram atuar juntos na grande final, contra o Fortaleza, também não sendo vazados, apesar de não terem conquistado o título. No Nordestão só sofreram gols na decisão, contra o Bahia, e, na Sul-Americana, levaram um tento na vitória por 3 a 1 contra o Jorge Wilstermann-BOL.

Para o segundo Clássico-Rei da Copa do Brasil, amanhã, o técnico Guto Ferreira não poderá contar novamente com Messias. Luiz Otávio segue sendo dúvida e dificilmente terá condições de jogo. Por isso, o Ceará prepara mais uma dupla alternativa para enfrentar o Fortaleza. Os favoritos são Klaus e Jordan.

O novo encontro entre os rivais cearenses está marcado para às 21h30min, no Castelão. O placar de 1 a 1 no duelo de ida faz com que nenhum dos dois tenha vantagem para a volta. Em caso de empate, a decisão será nas cobranças de pênaltis. (Colaborou Brenno Rebouças)

O que você achou desse conteúdo?