Logo O POVO+
Tite convoca seleção brasileira para a disputa da Copa América no País
Esportes

Tite convoca seleção brasileira para a disputa da Copa América no País

Única mudança no grupo que disputou as Eliminatórias é a volta do zagueiro Thiago Silva, do Chelsea, para a vaga que foi ocupada por Rodrigo Caio, do Flamengo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Seleção brasileira, de Tite, foi convocada na quarta-feira
 (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Foto: Lucas Figueiredo/CBF Seleção brasileira, de Tite, foi convocada na quarta-feira

O técnico Tite revelou ontem a lista com o nome dos 24 jogadores que defenderão a seleção brasileira na disputa da Copa América, com início previsto para o próximo domingo, em solo nacional. O treinador manteve o mesmo grupo que disputou as duas últimas partidas pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar, com vitórias sobre Equador e Paraguai.

A única alteração é a ausência do zagueiro Rodrigo Caio, que foi chamado nos dois jogos para substituir Thiago Silva, do Chelsea. Recuperado de lesão, o experiente zagueiro será uma das principais opções do treinador na Copa América.

Apesar da boa fase, com a liderança absoluta nas Eliminatórias, a seleção tem enfrentado tempos de intenso desgaste. Rogério Caboclo, presidente da CBF, está afastado da entidade por conta de denúncias de assédio sexual e moral vindos de uma funcionária. O mandatário se diz inocente, mas a imagem está bastante arranhada, com inquéritos abertos no Ministério Público do Trabalho.

A decisão polêmica tomada por parte do Brasil em sediar a Copa América também tem sido motivos de discussões ao redor do mundo. Isso porque a pandemia de Covid-19 ainda está matando milhares de pessoas no País diariamente. Por conta disso, a Fifa investiga a CBF por possível influência política que possa acontecer na entidade que organiza o futebol brasileiro. O presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, é totalmente a favor da realização do evento de seleções.

O caso tomou impacto tão grande que, mesmo atual campeão da Copa América, o Brasil passou por questões internas. O senador Renan Calheiros, relator da CPI da Covid, escreveu uma carta aberta na qual pede aos atletas que não participem do torneio. Protesto do jogadores e até a saída do técnico do Tite também estiveram em pauta. No entanto, tanto os atletas como o técnico continuam onde estão e participarão da competição.

Os jogadores se apresentam na sexta-feira, em São Paulo. O Brasil estreia na Copa América no domingo, contra a Venezuela, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Além da seleção de Tite e do primeiro adversário, também estão no Grupo B a Colômbia, o Equador e o Peru.

Convocados do Brasil para a Copa América

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)

Laterais: Alex Sandro (Juventus), Danilo (Juventus), Emerson (Barcelona), Renan Lodi (Atlético de Madrid)

Zagueiros: Éder Militão (Real Madrid), Felipe (Atlético de Madrid), Marquinhos (Paris Saint-Germain) e Thiago Silva (Chelsea)

Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Douglas Luiz (Aston Villa), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United) e Lucas Paquetá (Lyon)

Atacantes: Everton (Benfica), Gabriel Barbosa (Flamengo), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (PSG), Richarlison (Everton), Roberto Firmino (Liverpool) e Vinicius Junior (Real Madrid).

O que você achou desse conteúdo?