Logo O POVO+
Goleadas, título e classificação: o mês perfeito de Vojvoda no Fortaleza
Esportes

Goleadas, título e classificação: o mês perfeito de Vojvoda no Fortaleza

Tricolor assume postura protagonista em campo sob comando do técnico argentino, que emenda sequência perfeita em 30 dias e soma 85% de aproveitamento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vojvoda ressalta o valor da torcida e do elenco do Fortaleza (Foto: Aurelio Alves/O POVO)
Foto: Aurelio Alves/O POVO Vojvoda ressalta o valor da torcida e do elenco do Fortaleza

O convincente triunfo por 3 a 0 no Clássico-Rei de ontem, exatamente no dia em que completou um mês de trabalho presencial no comando do Fortaleza, foi o retrato do início do trabalho de Juan Pablo Vojvoda no Pici: uma metamorfose dentro e fora de campo, com goleadas, título estadual e classificação garantida para as oitavas de final da Copa do Brasil.

O técnico argentino teve pouco tempo de trabalho nas primeiras semanas e adotou métodos alternativos para acelerar a adaptação e facilitar a implementação do modelo de jogo intenso e ofensivo. Municiado por informações prévias sobre o elenco, recebidas durante as negociações, conversou individualmente com cada atleta, mostrou vídeos de exemplos e realizou até treinos matinais em dias de jogos.

O cartão de visitas na estreia deu o tom do que viria pela frente: goleada por 6 a 1 sobre o Crato. No segundo compromisso, logo de cara um Clássico-Rei, venceu por 2 a 0 com boa atuação. Os 6 a 0 seguidos sobre Icasa e Atlético-CE carimbaram vaga para a final do Campeonato Cearense, novamente diante do Ceará.

Com a vantagem do empate em razão da melhor campanha, o Tricolor administrou empate sem gols e garantiu o tricampeonato estadual — o primeiro título à beira do campo do ex-zagueiro de 46 anos, que antes treinara os argentinos Newell's Old Boys, Huracán, Talleres e Defensa y Justicia e vinha ainda de um ótimo trabalho no chileno Unión La Calera.

O alto número de gols e as variações de esquemas táticos e peças diante de equipes mais frágeis no certame local criou expectativa quanto ao comportamento da equipe na elite nacional, contra adversários de maior nível. O cenário, entretanto, não se alterou: o Leão do Pici encarou duas equipes que disputam a Copa Libertadores e conseguiu ganhar com autoridade, inclusive como visitante.

Na estreia da Série A, bateu o Atlético-MG por 2 a 1 no Mineirão, de virada. Na rodada seguinte, goleada histórica sobre o Internacional-RS por 5 a 1, no Castelão, que rendeu a liderança da Série A, com 100% de aproveitamento em dois jogos.

Na Copa do Brasil, Vojvoda tinha novo confronto diante do arquirrival para tentar levar o Fortaleza às oitavas de final e embolsar premiação de R$ 2,7 milhões. E a soberania em Clássicos-Rei foi mantida: empate em 1 a 1 no jogo de ida e o 3 a 0 na volta.

Da equipe oscilante, mas com bons resultados da época de Enderson Moreira, o Leão assumiu nova postura e emendou sequência positiva no primeiro mês sob novo comando, com bom desempenho e ofensividade. Em nove jogos, Juan Pablo Vojvoda obteve sete vitórias e dois empate, com 85% de aproveitamento, 31 gols marcados e apenas 4 sofridos. A média é de 3,4 tentos marcados e 0,4 sofridos por partida.

Além do sucesso em campo, o argentino também encantou pelo perfil no dia a dia: o comandante mora na sede do clube, dedica-se integralmente ao trabalho e cultiva bom relacionamento com jogadores, funcionários e dirigentes.

O que você achou desse conteúdo?