Cria da base, o atacante Edinho está de volta ao Fortaleza. O anúncio oficial, feito no fim da tarde de ontem, já era aguardado pela torcida tricolor há pelo menos um mês, desde que o contrato de empréstimo com o Daejeon Hana Citizen, da Coreia do Sul, entrou no último mês de vigência, em maio, e a equipe asiática não manifestou intenção de compra do atleta.
Sempre interessada no retorno do atacante, a diretoria do Fortaleza monitorou a situação e em paralelo e acordou a contratação junto ao Atlético-MG, que tinha contrato com Edinho até 2023. Quando o jogador retornou ao Brasil, na semana passada, já havia um acordo verbal entre as partes. Com o ajuste de detalhes, o atleta assinou com o Tricolor em definitivo até 31 de dezembro 2024.
"Estou muito feliz por voltar a minha casa, ao clube que tenho um amor incondicional. Chego muito feliz, muito motivado, maduro e preparado para os desafios, e pronto para conquistarmos os objetivos do clube", disse o jogador em entrevista ao site oficial do Fortaleza.
Para viabilizar o negócio, o Fortaleza comprou 50% dos direitos econômicos do atleta que pertenciam ao Atlético-MG. O POVO apurou que o custo da transação foi de R$ 2 milhões, mas a forma de pagamento não foi revelada. Agora, o clube cearense passa a ser dono da maior parte do passe do atacante de 26 anos, com 70%, tendo em vista que já tinha 20%. O Galo permanece com 20%, enquanto o Guarani-SP fica com 10%.
O atacante cearense nunca teve muito espaço no Atlético-MG. Em 2020, a equipe do Pici chegou a alinhar acordo com o clube mineiro para comprar mais 50%, mas foi atrapalhada pela pandemia de Covid-19 e, depois, acabou superada pela concorrência do Daejeon.
Edinho ficou na equipe sul-coreana emprestado pelo Galo entre agosto de 2020 e junho de 2021. O baixinho jogou 25 partidas no Daejeon e fez sete gols. Ele teve o desempenho acompanhado o tempo inteiro pelo departamento de inteligência do Fortaleza, o Cifec.
O atleta só poderá ser regularizado a partir de 1º de agosto, quando a janela de transferências internacionais será aberta. Entretanto, Edinho será integrado ao elenco tricolor e iniciará os treinamentos já em julho. Ele está em Baturité, interior do Ceará, sua cidade natal, há pelo menos uma semana, mas virá para a Capital e utilizará o período inapto para jogar como pré-temporada, para conhecer e se encaixar no estilo de jogo de Juan Pablo Vojvoda, que pede bastante intensidade.
Edinho é apenas o primeiro reforço de uma leva que deve vir com a abertura da janela. O departamento de futebol tem negociações com atletas que atuam fora do Brasil e deve trazer até cinco peças de mercados estrangeiros. O argentino Valentín Depietri, por exemplo, é outro que deve ser anunciado em breve. Considerado joia, ele assinará com o Leão por três anos.
LEIA MAIS SOBRE DEPIETRI | Detalhes sobre Depietri: contrato longo com o Fortaleza e "não" para Europa e EUA
A intenção da diretoria é que os reforços cheguem em julho, assim como Edinho, para se adaptarem à cidade e ao clube. Vojvoda só poderá dispor das peças, porém, em agosto.
Enquanto tem gente chegando, tem jogador deixando o Pici também. Na quarta-feira, o clube anunciou a devolução do zagueiro Wanderson ao Bahia. E quem também já acerta o fim do empréstimo de forma antecipada é o meia-atacante Isaque, que está verbalmente acertado com o América-MG.