Logo O POVO+
Base ganha espaço no elenco profissional e Ceará cresce no Brasileirão
Esportes

Base ganha espaço no elenco profissional e Ceará cresce no Brasileirão

Campeões do Alvinegro do Brasileirão de Aspirantes Sub-23 aparecem como peças de destaque na equipe principal, em 2021, com atuações positivas e gols
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Após boa passagem pelo sub-23, Saulo subiu ao elenco principal e é artilheiro do time na temporada
 (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Após boa passagem pelo sub-23, Saulo subiu ao elenco principal e é artilheiro do time na temporada

Campeão brasileiro de aspirantes (sub-23) em 2020, o Ceará tem mostrado força na revelação de novos jogadores. Quatro atletas do time que ergueu a taça nacional no ano passado foram titulares e peças fundamentais na vitória do Alvinegro diante do Juventude-RS, por 2 a 0, no Castelão. Os jovens atletas têm dado conta do recado, seja como titulares ou reservas, e tido momentos de protagonistas na Série A.

Do quarteto titular que esteve em campo contra o Juventude, três deles foram formados nas categorias de base do Vovô: Buiú, 25 anos, Kelvyn, 22, e Gabriel Lacerda, 21. Já Saulo Mineiro, 24, campeão no time sub-23, foi contratado como aposta do Alvinegro em 2020 e é o artilheiro do elenco alvinegro em 2021.

Os gols decisivos para o triunfo sobre o Juventude, responsáveis por colar os cearenses no G-6 do Brasileirão, foram marcados por Saulo e Lacerda. No segundo tempo, Guto Ferreira ainda promoveu a entrada de Rick, 21, outro formado nas categorias inferiores do clube de Porangabuçu. O momento em alta realça ainda mais o investimento e o trabalho feito na base do Ceará, que gera resultado dentro de campo e movimenta o caixa com milhões, como os casos de Arthur Cabral e Felipe Jonatan.

"Tivemos dentro de campo quatro campeões dos aspirantes, além da entrada do Rick, o quinto. Desses, só o Saulo foi contratado. Os outros foram formados e tiveram pelo menos um ou dois anos na base do Ceará. Vai amadurecendo, tomando corpo, e quando surgem as oportunidades vão se firmando. Assim tem sido o Lacerda, Buiú, Kelvyn, Rick e Saulo nem se fala, é um jogador mais rodado no profissional do que os outros", elogiou o "Gordiola" após a vitória sobre o Juventude.

Leia também:

Dos campeões do Brasileiro de aspirantes, Saulo se tornou titular do ataque do Ceará na Série A, deixando Jael e Cléber no banco de reservas — além de Felipe Vizeu, que deixou o clube. O atleta vive fase positiva e já marcou duas vezes na competição. Quem também tem se firmado na equipe principal é Buiú, que parece ter ganhado de vez a vaga do irregular Gabriel Dias.

Substituto do lesionado Luiz Otávio, capitão e ídolo do Vovô, Lacerda passou segurança nas atuações defensivas, além de ter marcado dois gols no Brasileirão. Ele foi titular nos últimos cinco jogos, justamente quando o Ceará engatou sequência invicta de cinco partidas e reduziu a quantidade de tentos sofridos. Guto achou na revelação da base alvinegra o parceiro ideal para Messias na ausência de Luiz Otávio, em vez dos mais experientes Klaus e Jordan.

Titular contra o Juventude, Kelvyn é o reserva imediato do regular Bruno Pacheco. Como o camisa 6 estava suspenso por causa do terceiro cartão amarelo, Gordiola deu a oportunidade ao jovem, que vem substituindo à altura o companheiro de posição quando acionado. Às vezes, Guto também o escala mais adiantado, para entrar no segundo tempo, aberto pela esquerda como um ponta.

"Todos eles são jogadores de qualidade, importantes dentro da estrutura, formados na base do Ceará. Isso é motivo de orgulho ainda mais saindo dos últimos dois jogos sem tomar gol. Isso mostra a seriedade do trabalho que vem sendo feito lá e da continuidade aqui", avaliou Guto.

Nos últimos dois anos, o Ceará foi eleito a melhor base do Nordeste e a 11ª do Brasil, segundo levantamento divulgado pelo portal DaBase. Entre as novas joias que já treinam com o time principal e disputaram partidas no profissional, estão o atacante João Victor e o meia David, com convocações recentes para a seleção brasileira sub-17.

Integram ainda o elenco profissional o goleiro André Luiz, o zagueiro Alan Uchôa e o volante Geovane, todos crias das categorias de base do Alvinegro.

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?