Ponto fundamental na campanha do Ceará na Série A de 2020, o desempenho positivo como visitante ainda não desabrochou na atual edição da competição nacional. Indigesto em terras alheias na temporada passada, a equipe de Guto Ferreira acumula chances desperdiçadas e pontos perdidos nos seis duelos fora de casa até o momento, com aproveitamento inferior a 30%.
No último Brasileirão, o Alvinegro teve a quarta melhor campanha fora de casa — rendimento de 45,6%, o mesmo do Fluminense-RJ —, com 26 pontos conquistados em 19 partidas. Dos 14 triunfos conquistados ao longo do certame, sete foram no mando de campo do adversário — inclusive o Clássico-Rei contra o Fortaleza. A equipe teve ainda o segundo melhor ataque como visitante, com 32 gols marcados, atrás apenas do bicampeão Flamengo-RJ, que anotou 33.
Os números contrastam com o cenário atual. O Vovô saiu da Capital seis vezes e somou cinco pontos — cinco empates e uma derrota. O aproveitamento de 27,8% deixa o time de Porangabuçu com a 13ª melhor campanha de visitante, empatado com o São Paulo. Foram quatro bolas nas redes a favor e seis tentos sofridos.
LEIA MAIS
O primeiro compromisso longe da Arena Castelão foi diante do Santos-SP, no início de junho, e terminou com revés por 3 a 1 na Vila Belmiro. Na sequência, empate sem gols com a Chapecoense-SC. A primeira "excursão" no Campeonato Brasileiro teve atuações pouco inspiradas e falhas defensivas, principalmente diante do Peixe. Contra o Verdão do Oeste, o setor ofensivo pecou na pontaria.
Depois disso, o Ceará visitou o Internacional-RS, em jogo com arbitragem confusa, e teve várias chances para vencer de virada, mas saiu do Beira-Rio com o 1 a 1. A boa atuação mudou o clima no clube para os embates seguintes e deu início à atual série de sete jogos consecutivos de invencibilidade.
Já neste mês de julho, os comandados de Guto Ferreira visitaram o então líder RB Bragantino e conseguiram segurar um 0 a 0, com desempenho defensivo seguro e oportunidade de mexer no placar nos minutos finais. Contra o Fluminense-RJ, em São Januário, o sucesso defensivo se repetiu graças a boas defesas do goleiro Richard e a pouca criatividade no ataque garantiu nova igualdade sem gols.
A dobradinha fora de casa se encerrou diante do Cuiabá-MT, no último domingo, 11. Com maior volume de jogo, o Alvinegro saiu atrás no placar, mas aproveitou a superioridade numérica e a ousadia nas substituições para fazer o 2 a 1. No minuto final, entretanto, um vacilo defensivo permitiu o gol de empate do Dourado e frustrou a primeira vitória como visitante.
"Sempre quando você leva gols existem erros e são erros que nós temos que corrigir, sim. Pode ter certeza disso. A gente não sai feliz com esse 2 a 2 aqui. Estamos levando um ponto, mas não saímos felizes, não. A gente queria a vitória, construiu a vitória e, infelizmente, escapou", lamentou Guto.
Na 11ª posição da elite nacional, com 15 pontos, o Vovô pavimenta a campanha com a força caseira — os três triunfos foram no Gigante da Boa Vista — tentará fazer valer o mando de campo diante do Athletico-PR, no próximo sábado, 17, às 17 horas.