Logo O POVO+
Vitória nos acréscimos: especialidade do Ceará no Campeonato Brasileiro
Esportes

Vitória nos acréscimos: especialidade do Ceará no Campeonato Brasileiro

Dos quatro triunfos do Vovô no Campeonato Brasileiro, em três o gol da vitória saiu após os 45 minutos do segundo tempo. Contra o Cuiabá, porém, o Alvinegro provou do veneno
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Wendson tem se mostrado o
Foto: Felipe Santos/Ceará SC Wendson tem se mostrado o "talismã" do Ceará e marcou gol decisivo contra o Athletico-PR

Marcar um gol que vale vitória nos minutos finais de uma partida é teste cardíaco para qualquer torcedor. E os do Ceará estão passando no exame. Dos quatro triunfos do Vovô na Série A do Campeonato Brasileiro, três foram conquistados nos acréscimos, colocando à prova o coração e a paciência dos alvinegros.

Que o diga o atacante Wedson, que fez o único gol da vitória do Ceará por 1 a 0 sobre o Athletico-PR, no último sábado, aos 53 minutos. Não fosse pandemia, que impede os torcedores de irem aos estádios, possivelmente muitos já teriam abandonado a arquibancada mais cedo para facilitar a saída do local e, assim, não teriam presenciado o tento valioso.

Foi assim também contra o Atlético-MG, na 6ª rodada. Tudo caminhava para um empate, quando aos 49 minutos, Vina cobrou falta levantando a bola à meia altura para a grande área e o zagueiro Gabriel Lacerda desviou de cabeça para o gol, contando com falha do goleiro Everson. Assim como Wendson, aquele foi o primeiro gol do jovem defensor com a camisa alvinegra.

A mesma situação havia ocorrido na estreia do Ceará, contra o Grêmio. O Vovô empatava em 2 a 2 com o time alternativo do tricolor gaúcho até que aos 48 da segunda etapa, Jorginho cobrou escanteio, a zaga afastou, Kelvyn tentou duas vezes de fora da área e o segundo chute virou um lançamento para Lacerda, na grande área, pela direita. Ele bateu forte e acertou a trave. Jorginho pegou o rebote do outro lado e marcou.

Além do fato de os três jogos terem sido no Castelão, onde a única vitória tranquila foi contra o Juventude-RS, por 2 a 0, existe outra coincidência. Apesar de só ter participado do lance contra o Furacão, o atacante Wendson entrou nos três jogos após os 40 minutos do segundo tempo. Pode até parecer um mero acaso, já que ele não participou dos lances decisivos nos dois primeiros jogos, mas, internamente, o garoto já é visto como um "pé de coelho".

“Eles costumam dizer que sou o talismã quando eu entro, pois consigo dar a vitória ao time, e fiquei feliz demais com o gol”, comentou o atacante de 23 anos, que está emprestado ao Vovô pelo Sampaio Corrêa do Rio de Janeiro.

Contra o Cuiabá, porém, a máxima foi contrária. Wendson também entrou a poucos minutos do fim, mas o Ceará acabou sofrendo um gol na reta final, marcado por Jenison. Já são dois jogos consecutivos, portanto, em que os acréscimos são cruciais para o resultado que o Alvinegro conquista. A atenção para esses momentos tem de ser redobrada.

Apesar dessas situações, segundo o portal Soccerway, o Ceará leva em média 40 minutos para marcar seu primeiro gol. Dos 14 tentos marcados pelo ataque alvinegro, cinco ficam entre o fim do primeiro tempo e os 15 minutos do segundo. A segunda faixa em que mais saem gols é justamente a dos 15 minutos finais, com três.

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?