Logo O POVO+
Arma ofensiva do Fortaleza, Pikachu é o 5º com mais participações em gols na Série A
Esportes

Arma ofensiva do Fortaleza, Pikachu é o 5º com mais participações em gols na Série A

Jogador soma quatro tentos marcados e cinco assistências. Dos 30 pontos que o Leão conquistou em 15 rodadas, 13 passam fundamentalmente pelo ala-direito
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Pikachu é peça importante para o Fortaleza no duelo contra o Flamengo (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Pikachu é peça importante para o Fortaleza no duelo contra o Flamengo

Quando Juan Pablo Vojvoda adotou um esquema com três zagueiros no Fortaleza, escalando Tinga como defensor pelo lado direito, Yago Pikachu encaixou-se no time. Atuando solto pela ala-direita, ele recebeu liberdade para ir ao ataque sem se preocupar em deixar o corredor em que joga desguarnecido.

Os números provam que no Leão ele tem sido bem mais ofensivo. Segundo o site SofaScore, especializado em estatísticas de futebol, Pikachu é o quinto jogador com mais participações em gols na Série A do Campeonato Brasileiro, empatado com David Terans do Athletico-PR. Os dois possuem quatro tentos marcados e cinco assistências para gol, só sendo superados por Hulk (Atlético-MG, com 12), Gustavo Scarpa (Palmeiras-SP, com 11), Edenílson (Internacional-RS, com 10) e Ytalo (RB Bragantino, com 9), que fica acima por ter marcado mais gols (6).

Assim sendo, Pikachu nem mesmo é superado no time por Robson, um dos artilheiros da competição com sete gols marcados. O ala é peça-chave para sustentar um dos segundos melhores ataque do Campeonato Brasileiro, ao lado de Flamengo-RJ e Bragantino, com 25 gols.


Pikachu e Robson, aliás, têm formado uma boa parceria. Além de serem os dois principais goleadores do Tricolor na elite, das cinco assistências executadas pelo ala, três foram para o camisa 7.

Chama atenção também o quanto o camisa 22 é decisivo com suas participações diretas em gols. Das nove que ele acumula, sete foram essenciais para os placares finais e, consequentemente, resultando em 13 pontos diretamente influenciados. 

A começar pela estreia, contra o Atlético-MG, fora de casa. Pikachu empatou e virou o jogo, em pleno Mineirão.contra a Chapecoense, na 8ª rodada, ele fez o terceiro gol da vitória por 3 a 2, no Castelão.

Com relação às assistências, serviu Robson para o segundo gol (da virada) contra a Chape — que garantiria pelo menos um empate —, já havia dado um passe para o mesmo atacante no gol de igualdade contra o Fluminense, e repetiu a dobradinha no passe para o tento único da vitória sobre o RB Bragantino.

A assistência recente para Torres marcar o gol da vitória sobre o Palmeiras no Allianz Parque também entra nesta lista, perfazendo 13 dos 30 pontos tricolores. 

Ele ainda contribuiu na goleada por 5 a 1 sobre o Internacional, na 2ª rodada, marcando um gol e deu uma assistência nos 4 a 0 sobre o América, na 10ª rodada, mas nesses duelos o Tricolor "sobrou" e o jogador não foi decisivo.

Pikachu jogou os 15 duelos do Fortaleza na Série A até aqui e só não começou como titular na estreia, diante do Galo. Depois daquela atuação, entretanto, virou peça intocável no time de Vojvoda.

 

Copa do Brasil

Yago Pikachu também tem boa parcela de contribuição para o Fortaleza ter chegado às quartas de final da Copa do Brasil. No torneio, ele acumula um gol e duas assistências.

O tento foi marcado na segunda fase, contra o Ypiranga-RS. Ele acertou uma bela cobrança de falta da entrada da área e deu ao Tricolor a vitória por 1 a 0, evitando os pênaltis. Na fase seguinte, no duelo de volta contra o Ceará, o camisa 22 deu a assistência para o terceiro gol do Leão. Não se pode dizer que foi uma participação decisiva, mas por ter sido em Clássico-Rei tem um valor especial.

Nas oitavas de final, contra o CRB-AL, porém, Pikachu voltou a ser decisivo. No duelo de volta, no estádio Rei Pelé, foi dele o passe para Wellington Paulista fazer 1 a 0 e carimbar a classificação tricolor.

O ala-direito também marcou um gol pelo Estadual, na goleada por 6 a 0 sobre o Atlético-CE, na semifinal. Ao todo, ele soma seis tentos em 28 jogos pelo Leão.

Jogadores com mais participações em gols na Série A

1º - Hulk/Atlético-MG 12 (7 gols + 5 assistências)
2º - Gustavo Scarpa/Palmeiras 11 (3 gols + 8 assistências)
3º - Edenílson/Inter 10 (6 gols + 4 assistências)
4º - Ytalo/RB Bragantino 9 (6 gols + 3 assistências) - acima por ter mais gols
5º - Pikachu/Fortaleza 9 (4 gols + 5 assistências)
David Terans/Athletico-PR 9 (4 gols + 5 assistências)

Fonte: SofaScore

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?