Logo O POVO+
Título, marcas históricas, vaga no top-4 e sonhos: os 130 dias de Vojvoda no Fortaleza
Esportes

Título, marcas históricas, vaga no top-4 e sonhos: os 130 dias de Vojvoda no Fortaleza

Há pouco mais de quatro meses no Tricolor, treinador argentino consolida modelo de jogo, mantém-se no topo da Série A, chega de forma inédita à semifinal da Copa do Brasil e almeja vaga na Libertadores
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Em 130 dias, Vojvoda já vem fazendo história no Fortaleza (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Em 130 dias, Vojvoda já vem fazendo história no Fortaleza

O modelo de jogo bem executado, a relação saudável com jogadores e funcionários do Fortaleza, a conexão — mesmo à distância — com torcedores e os resultados expressivos que rendem feitos históricos para o clube, que passou a figurar entre as principais forças do país, comprovam: Juan Pablo Vojvoda conseguiu uma simbiose perfeita com o Tricolor. A relação, que hoje completa 130 dias de forma presencial, pôs o clube no topo das competições nacionais e permite sonhos ainda maiores na temporada.

O estilo reservado, cordial e completamente focado em trabalho encantaram o Tricolor desde os primeiros dias. O argentino de 46 anos foi anunciado no dia 4 de maio, mas só iniciou os trabalhos no clube no dia 10 daquele mês em razão da dificuldade logística para se deslocar para o Brasil devido à pandemia de Covid-19. Portanto, já são quatro meses e uma semana no Pici.

Ainda com pouco tempo de casa, conquistou o título do Campeonato Cearense sobre o arquirrival Ceará — o terceiro seguido do Leão, e o primeiro da carreira dele como treinador. Reencontrou o Vovô na terceira fase da Copa do Brasil e viu a equipe passar com autoridade, com direito a triunfo por 3 a 0. O CRB-AL também não foi páreo nas oitavas de final.

No Campeonato Brasileiro, a surpreendente largada teve vitória sobre o favorito — e hoje líder — Atlético-MG, goleada sobre o Internacional-RS e liderança por três rodadas consecutivas. Os comandados de Vojvoda mostraram bom desempenho mesmo em partidas sem o resultado positivo, como na derrota para o Flamengo-RJ e nos empates com Fluminense-RJ, Grêmio-RS e Santos-SP.

Os paulistas, aliás, não tiveram vida fácil contra o Fortaleza: São Paulo, Corinthians-SP, RB Bragantino-SP e Palmeiras-SP foram batidos, inclusive com a quebra de tabus históricos no Morumbi e no Allianz Parque. Das 20 rodadas da Série A, foram apenas duas fora do G-4. Mesmo sem vencer há cinco jogos na competição, são apenas dois pontos de distância para o vice-líder, atualmente o Alviverde Paulista.

O feito mais recente foi a inédita classificação para a semifinal da Copa do Brasil — outra vez entre os quatro melhores times do Brasil em 2021. Superior, o Tricolor voltou a bater o São Paulo, desta vez por 3 a 1, para avançar às quartas de final e embolsar premiação de R$ 7,2 milhões — já são R$ 17,2 milhões no total. O treinador já havia sido algoz do time do Morumbi na Copa Libertadores de 2019, à época pelo Talleres, da Argentina.

A marca histórica deixou Vojvoda em êxtase no vestiário do Castelão, segundo O POVO apurou. No tradicional discurso pós-jogo, o comandante reiterou a felicidade por estar à frente do Leão e por trabalhar com este grupo de atletas. A relação com a torcida, ainda distante de forma física, também é cativada pelas demonstrações de parte a parte e alimenta o sonho de uma ida à Libertadores — algo inédito não só para o Fortaleza, mas para o futebol cearense como um todo.

"O sentimento é de muita felicidade. Eu devo tudo aos meus jogadores. Estou muito feliz também pelos torcedores. Hoje (quarta-feira), quando nós saímos do Pici, havia muitos torcedores. Em um momento de dúvida, eles apoiaram muito mais. Esse é o torcedor do Fortaleza, e eu me sinto identificado com essa maneira de atuar", destacou o argentino, que tem aproveitamento de 64,5% em 31 jogos.

Números de Vojvoda no Fortaleza

- 130 dias de trabalho presencial

- 31 jogos

- 17 vitórias

- 9 empates

- 5 derrotas

- 64,5% de aproveitamento

- 1 título (Campeonato Cearense)

- 3 classificações na Copa do Brasil

- 18 rodadas no G-4 da Série A

O que você achou desse conteúdo?