Logo O POVO+
Barrado contra o Santos, Lima mostra ofensividade para retornar ao time titular do Ceará
Esportes

Barrado contra o Santos, Lima mostra ofensividade para retornar ao time titular do Ceará

Líder de assistências do Vovô na Série A, com 4 passes decisivos, o meia-atacante de 25 anos é o atleta que mais finaliza de forma correta no gol no elenco alvinegro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Além da qualidade ofensiva, Lima é vice-líder do time em roubadas de bola (Foto: Fábio Lima)
Foto: Fábio Lima Além da qualidade ofensiva, Lima é vice-líder do time em roubadas de bola

Destaque do Ceará em aspectos ofensivos e defensivos, o meia-atacante Lima tem sido uma das principais peças do elenco alvinegro na atual temporada. Entretanto, no confronto diante do Santos-SP, realizado no último sábado, 18 — a segunda partida do treinador Tiago Nunes à frente do Vovô —, o camisa 45 iniciou no banco de reservas e só entrou em campo aos 35 minutos da etapa final, no lugar de Kelvyn.

Na Série A, Lima atuou em 18 jogos pelo Alvinegro e começou como titular em 16 oportunidades, com exceção da partida contra o Cuiabá, pela 11ª rodada, na qual foi poupado pelo então treinador Guto Ferreira, e diante do Peixe, na última rodada.

Ofensivamente, o atleta tem números que o fazem ser destaque no setor. O meia-atacante é o líder de assistências do Vovô na competição, com quatro passes decisivos, além de ser o que mais finaliza de forma correta no gol, com 12 chutes em direção à baliza. O gaúcho ainda possui dois tentos no torneio.

Entre os jogadores que atuam no ataque, Lima é o que mais toca na bola e o que mais consegue realizar passes corretos, com 86% de precisão. De forma geral, o camisa 45 só fica atrás neste quesito para três jogadores da linha defensiva: Fernando Sobral, Bruno Pacheco e Messias, que, via de regra, executam ações de menor grau de dificuldade.

Outra virtude do meia-atacante é a sua participação nos momentos em que o Ceará precisa se defender. O jogador de 25 anos é o segundo que mais desarma em todo o elenco, com 29 roubadas de bola, e também o segundo com mais interceptações corretas, com 10. O atleta só perde para o onipresente volante Fernando Sobral, líder das duas estatísticas.

Apesar de atuar na maioria dos jogos como extremo do lado direito do campo, podendo jogar também pela esquerda, Lima tem versatilidade para atuar em diferentes faixas do campo. Com Vina em má fase, o gaúcho pode ser testado por Tiago Nunes como um meia centralizado, com mais liberdade para criar e mantendo uma boa recomposição defensiva. O atleta, inclusive, já comentou sobre a possibilidade.

"No momento estou treinando pelas beiradas, um dia na esquerda, outro dia na direita. No meio temos o Jorginho e o Vina, dois grandes jogadores, mas se um dia ele optar que eu jogue por dentro, já estou adaptado", disse em entrevista coletiva.

Na 13ª colocação com 24 pontos e há seis partidas sem vencer no Brasileirão, o Vovô terá a oportunidade de se reabilitar no campeonato diante da lanterna Chapecoense-SC, neste sábado, 25, às 17 horas, na Arena Castelão, pela 22ª rodada da Série A. Será a terceira partida do Alvinegro sob o comando de Tiago Nunes, que soma uma derrota e um empate diante do Grêmio e do Santos, respectivamente.

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?