Logo O POVO+
Contra a pior defesa da Série A, Ceará precisa ser agressivo para voltar a vencer
Esportes

Contra a pior defesa da Série A, Ceará precisa ser agressivo para voltar a vencer

Vovô está pressionado em vários sentidos para triunfar e tem pela frente um adversário que oferece condições. Tiago Nunes pode promover mais mudanças no time para impor ofensividade
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Tiago Nunes precisa acertar ataque do Ceará (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Tiago Nunes precisa acertar ataque do Ceará

O Ceará tem muitos motivos para fazer de tudo para vencer a Chapecoense-SC amanhã no Castelão. A começar pela possibilidade de findar a sequência de seis jogos sem vitória, que aproximou o time da zona de rebaixamento da Série A e fez a diferença de pontos para o clube que abre o Z-4, o Juventude-RS, cair para apenas dois.

Tem também o fato de o time ainda não ter vencido sob o comando de Tiago Nunes, mesmo o Vovô tendo enfrentado duas equipes que estavam abaixo dele na classificação — uma delas na zona de degola —, e não ter conseguido sequer marcar um gol. Essa história não pode se repetir contra o lanterna da Série A, com o time jogando em casa, sob o risco de uma crise se instalar de vez em Porangabuçu.

Mais uma vez, o comandante alvinegro teve uma semana toda para treinar e corrigir erros. Da primeira para a segunda partida foi possível notar mudanças na dinâmica de jogo do Vovô, mas a objetividade no ataque ainda ficou aquém do esperado. Nunes também já tinha feito modificações na formação inicial, privilegiando um time mais veloz e tirando o espaço de alguns medalhões.

Para o jogo de amanhã, pelo menos uma mudança será feita. Sem Messias, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o zagueiro Gabriel Lacerda fará dupla com Luiz Otávio pela primeira vez nesta Série A desde o começo do jogo. Há uma expectativa também por estreias, mas dificilmente elas vão acontecer “de saída”. O atacante Gabriel Santos, que já treina há duas semanas, tende a ser relacionado.

Quanto ao lateral-direito Igor, que já treina no clube, mas ainda não foi anunciado porque aguarda regularização — hoje é o último dia para os clubes da Série A registrarem reforços — pode ir até no banco se ganhar condições de jogo, uma vez que vinha trabalhando regularmente no Coritiba-PR e não deve ter nenhum problema físico.

Escalação à parte, o que o Ceará precisa mudar mesmo contra a Chapecoense é a postura ofensiva. Diante da pior defesa da Série A, o Alvinegro precisa demonstrar sede e pontaria. Das 13 derrotas que o time catarinense possui na competição, em apenas duas não sofreu dois gols ou mais.

As escolhas do time de Chapecó também podem favorecer ao Vovô. O técnico Pintado vem treinando a equipe para jogar em um 4-2-4, o que pode significar que a Chapecoense deve apostar no mal momento do Alvinegro para tentar a segunda vitória no Campeonato Brasileiro — a primeira só veio na rodada retrasada, fora de casa, contra o RB Bragantino-SP.

O meio de campo do Ceará é forte e bem preenchido. Se conseguir controlar o espaço, pode anular a Chape ofensivamente e pressionar no campo de ataque. É necessário ter cuidado, no entanto, com as bolas paradas e o jogo aéreo do Índio Condá, responsáveis por 35% dos 17 gols marcados.

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?