Logo O POVO+
Ceará vive desequilíbrio entre atuações como visitante e mandante na Série A
Esportes

Ceará vive desequilíbrio entre atuações como visitante e mandante na Série A

O Vovô conquistou 89% dos pontos que tem no Brasileirão jogando dentro de casa e está entre os três melhores mandantes da primeira divisão, ao lado de Atlético-MG e Palmeiras. Por outro lado, o Alvinegro é o pior visitante do torneio, com 20% de aproveitamento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fernando Sobral será titular do Ceará diante do Sampaio Correa pela Copa do Nordeste (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Fernando Sobral será titular do Ceará diante do Sampaio Correa pela Copa do Nordeste

Com a vitória por 1 a 0 diante da Chapecoense-SC no último sábado, 25, o Ceará igualou a pontuação de Atlético-MG e Palmeiras-SP — as maiores entre mandantes do Brasileirão. Dos 28 pontos que o Vovô tem na competição, 22 foram conquistados jogando na Arena Castelão. Longe dos seus domínios, no entanto, a equipe comandada por Tiago Nunes é a única entre os 20 clubes que disputam o Brasileirão que ainda não venceu nenhuma partida como visitante.

O Alvinegro fez 11 jogos dentro de casa, com seis vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, totalizando 66,67% de aproveitamento. O único revés do Vovô como mandante aconteceu na quarta rodada, contra o Bahia, quando foi derrotado por 2 a 1. Desde então, o Ceará emplacou sequência de nove jogos de invencibilidade atuando em Fortaleza.

A equipe cearense também consegue ser mais efetiva ofensivamente e defensivamente quando atua no Castelão. Quinze dos 20 gols do Ceará na competição foram marcados em casa, o que representa 75% da totalidade. Das 21 vezes em que a defesa alvinegra foi vazada, apenas oito aconteceram jogando em seus domínios — ou seja, 38%.

A campanha como mandante do Ceará é semelhante à do vice-líder Palmeiras. O Verdão também possui 66,67% de aproveitamento, mas conquistou os pontos de forma diferente. A equipe paulista disputou 11 jogos no Allianz Parque e venceu sete confrontos, perdeu três e empatou uma vez. O melhor retrospecto doméstico, porém, é do Atlético-MG, líder da Série A, que tem dois jogos a menos e a mesma pontuação, com desempenho superior (81%). Em nove duelos em casa, o Galo venceu sete, empatou uma vez e sofreu uma derrota.

Em contrapartida, quando o Vovô precisa jogar longe da Capital a situação se complica. O Alvinegro tem apenas 20% de aproveitamento como visitante e é o único clube do Brasileirão que ainda não venceu nenhuma partida fora de casa. Em dez jogos, o Ceará empatou seis vezes e foi derrotado em outras quatro oportunidades. As atuações do ataque e da defesa também pioram drasticamente. Foram apenas cinco tentos marcados e 13 sofridos, o que significa um saldo negativo de oito gols.

O desequilíbrio nas atuações como mandante e visitante se reflete na posição do Alvinegro na tabela. Na 11ª colocação com 28 pontos, o Vovô ocupa colocação intermediária. Cinco pontos separam a equipe comandada por Tiago Nunes do Corinthians-SP, primeiro clube a compor o G-6, mas também cinco pontos separam o Ceará do Bahia, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento.

Na próxima rodada, o Vovô terá a oportunidade — e o desafio — de melhorar os números fora de casa. O Ceará encara o Bahia no sábado, 2 de outubro, às 19 horas, no estádio Fonte Nova, em Salvador (BA). O Tricolor Baiano venceu apenas um confronto dos últimos 12 que disputou e passa por um momento de crise interna, com salários e direitos de imagens atrasados. É a chance de o Alvinegro devolver a derrota em casa no primeiro turno e vingar a final da Copa do Nordeste.

Campanha do Ceará

Desempenho como mandante
Jogos: 11
Vitórias: 6
Empates: 4
Derrotas: 1
Gols pró: 15
Gols contra: 8
Pontos conquistados: 22
Aproveitamento: 66,67%

Desempenho como visitante
Jogos: 10
Vitórias: 0
Empates: 6
Derrotas: 4
Gols pró: 5
Gols contra: 13
Pontos conquistados: 6
Aproveitamento: 20%

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?