Logo O POVO+
Futebol cearense se consolida e chega a 8 times em divisões do Campeonato Brasileiro
Esportes

Futebol cearense se consolida e chega a 8 times em divisões do Campeonato Brasileiro

Em 2022, oito representantes do Estado se dividem entre as quatro divisões nacionais. Com cinco equipes, Fortaleza é o município com mais times entre as Série A, B e C
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Estádio Castelão (Foto: Fco Fontenele/O POVO)
Foto: Fco Fontenele/O POVO Estádio Castelão

O futebol cearense vive um momento especial e se torna um dos protagonistas do cenário nacional. Em 2022, o Estado terá pela primeira vez oito representantes nas divisões do Campeonato Brasileiro. Além de Ceará e Fortaleza, que disputam a Série A, e Ferroviário, Floresta e Atlético-CE, confirmados na Série C, três clubes do Interior competirão na Série D: Icasa, Pacajus e Crato. Até 2018, eram apenas quatro representantes alencarinos nos quatro níveis do torneio nacional. 

O acesso do Atlético-CE, conquistado no último domingo, 17, diante da Ferroviária-SP, aconteceu sob fortes emoções. Após dois empates — 1 a 1 no jogo de ida e 0 a 0 no jogo de volta —, a decisão pela vaga na Terceirona foi para os pênaltis, com grande atuação do goleiro Carlão, que realizou quatro defesas, assegurando a subida inédita de divisão para o clube.

Por falar em fato inédito, duas equipes cearenses irão estrear na próxima edição do Campeonato Brasileiro: Pacajus e Crato. Ambas as equipes conquistaram a vaga para a Série D 2022 através do Campeonato Cearense. O Águia do Vale do Caju terminou o certame estadual em quinto lugar, enquanto o Azulão da Princesa foi o sexto colocado.

O Icasa herdou a vaga deixada pelo Atlético-CE e também estará presente na quarta divisão da próxima temporada. A última vez que o Verdão do Cariri disputou um torneio nacional foi em 2016, há seis anos, quando participou da Série D. O time juazeirense, que voltou nesta temporada à elite local, chegou a jogar a Segundona em 2013 e 2014 e só não subiu à elite por lambança da CBF, que hoje virou imbróglio jurídico.

Cariri Futebol Clube | Acesso duplo fortalece Região na elite do futebol cearense

Ferroviário e Floresta participaram da Série C desta temporada e garantiram a permanência para 2022. O Tubarão da Barra quase conseguiu a vaga para a fase quadrangular da Terceirona, onde disputaria o acesso para a Série B, mas tropeçou na última rodada e terminou na quinta colocação, fora da zona de classificação. 

A dupla Ceará e Fortaleza segue se consolidando entre as principais equipes do futebol nacional e acumulam participações consecutivas na elite do futebol brasileiro. O Vovô está há quatro anos seguidos disputando a Série A, enquanto o Tricolor do Pici está há três.

Na atual temporada, o Leão, terceiro colocado do Brasileirão, alcançou os 45 pontos — considerado o número mágico para escapar do rebaixamento — com 12 rodadas de antecedência e tem 88,3% de chance de classificação direta para a Copa Libertadores, conforme as estatísticas do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O Alvinegro está no 14º lugar, com 31 pontos, e também briga por objetivo maiores na competição. A equipe comandada pelo treinador Tiago Nunes está a quatro pontos do Cuiabá-MT, primeira equipe a compor o G-9 — que deve garantir vaga para a pré-Libertadores. O Vovô tem, ainda, dois jogos a cumprir do primeiro turno que foram adiados e remarcados para outubro, fator que pode elevar a colocação do clube na tabela.

Contando apenas com os clubes da Capital, Fortaleza será, em 2022, a cidade com mais representantes disputando as três principais divisões do futebol brasileiro, com cinco equipes: Ceará, Fortaleza, Ferroviário, Floresta e, agora, Atlético-CE.

Com isso, o município ultrapassa o Rio de Janeiro (RJ), que tem quatro times entre as Séries A, B e C. Outras cidades como Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG), possuem três representantes cada. Recife (PE) e Curitiba (PR) caíram de três para duas equipes, com os descensos de Santa Cruz-PE e Paraná para a Série D. (Colaborou Lennon Costa)

Confira as cidades mais representadas nas Série A, B e C:

Fortaleza (CE): Atlético-CE, Ceará, Ferroviário, Fortaleza e Floresta.
Rio de Janeiro (RJ): Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.
São Paulo (SP): Corinthians, Palmeiras e São Paulo.
Belo Horizonte (MG): América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro.
Porto Alegre (RS): Grêmio, Internacional e São José.
Goiânia (GO): Atlético-GO, Goiás e Vila Nova.

 

O que você achou desse conteúdo?