Os dois empates que o Ceará conseguiu fora de casa, recentemente, foram úteis para segurar concorrentes diretos na parte de baixo da classificação, mas neste domingo, 31, de volta ao Castelão, nada além da vitória vai agradar os alvinegros.
Primeiro por conta do jejum de sete jogos que o time vive na Série A do Brasileiro; depois porque o técnico Tiago Nunes precisa do resultado positivo para endossar a melhora em campo que o time tem apresentado, e também porque o Vovô pode ampliar ainda mais a vantagem de pontos sobre o primeiro clube da zona de rebaixamento.
Como uma injeção extra de ânimo, o torcedor decidiu abraçar a equipe neste momento de instabilidade. No treino de apronto, ontem, em Porangabuçu, a torcida organizada compareceu e fez festa. Os jogadores retribuíram jogando coletes e cumprimentando a todos pelo alambrado.
Em casa, o Ceará é um dos times mais difíceis de se enfrentar. Apesar da quebra da sequência de invencibilidade no Castelão — que durou onze jogos — da última vez que jogou lá, o Vovô ainda é o quinto melhor mandante da competição e vai tentar fazer valer o fator campo diante do oscilante Fluminense.
Oitavo colocado da Série A, o Tricolor das Laranjeiras tem conseguido vitórias importantes contra times que brigam na ponta de cima da classificação, como Flamengo e Red Bull Bragantino, mas tropeçado diante de equipes que lutam na parte de baixo, como Santos e Cuiabá.
Para encarar o Flu, o Ceará não contará com o atacante Cléber, suspenso devido a expulsão no jogo anterior. O lateral-direito Buiú e o atacante Wendson também estão fora, mas ambos já estão sob os cuidados do departamento médico há algum tempo, sendo que o segundo já está em fase de transição.
Quem completou todo o período de recuperação de lesão e até estreou, pelo time de aspirantes, foi o jovem atacante Jacaré. Ele participou do trabalho de ontem e pode ser a novidade no banco de reservas. Tiago Nunes também conta com o retorno do lateral-direito Igor e a dúvida é se ele retoma a titularidade ou Gabriel Dias permanece entre os onze que iniciam o jogo.
No Fluminense, além do atacante John Kennedy, suspenso, o técnico Marcão não contará com o volante Yago Felipe, que não viajou com a delegação por sentir desconforto muscular na coxa esquerda. Para a vaga dele, Martinelli deve ser o escolhido, enquanto Abel Hernández jogará no ataque. O experiente Fred retorna, mas deve iniciar no banco de reservas.
LEIA MAIS SOBRE A SÉRIE A DO BRASILEIRÃO 2021
Tabela do Brasileirão 2021: classificação atualizada hoje, 31 - 29ª rodada
Ceará e Fortaleza lançam nota conjunta contra proibição de bebidas alcoólicas nos estádios
As lições de Ceará e Fortaleza para o futebol nordestino e brasileiro
Ceará
4-2-3-1
João Ricardo; Igor, Messias, Luiz Otávio, Bruno Pacheco; Fabinho (Marlon), Fernando Sobral; Erick, Vina, Mendoza; Jael. Técnico: Tiago Nunes
Fluminense
4-3-3
Marcos Felipe, Samuel Xavier, Nino, David Braz, Marlon; Martinelli, André, Arias; Luiz Henrique, Caio Paulista, Abel Hernández. Técnico: Vojvoda
Local: Castelão, em Fortaleza-CE
Data: 31/10/2021
Horário: 16 horas
Árbitro: Raphael Claus-FIFA/SP
Assistentes: Danilo Simon Manis-FIFA/SP e Evandro de Melo Lima-SP
VAR: José Claudio Filho-VAR-FIFA/SP
Transmissão: TV Verdes Mares, Premiere, Rádio O POVO CBN AM 1010 e FM 95.5, Facebook e YouTube do O POVO Online (narração)