Dia histórico para o futebol cearense. Pela primeira vez, Fortaleza e Ceará disputarão, na mesma temporada, competições internacionais. Ontem, o Tricolor conheceu seus adversários na Libertadores da América, enquanto o Alvinegro, os rivais na Sul-Americana. Em comum, os representantes do Estado terão pela frente clubes gigantes da Argentina: River Plate e Independiente, respectivamente.
Estreante na competição, o escrete do Pici caiu no grupo F, tendo como cabeça de chave o River, candidato ao título e favorito para avançar na liderança da primeira fase. Completam a chave o Colo-Colo, do Chile, e Alianza Lima, do Peru, equipes acostumadas a disputar o torneio continental.
O grupo do Fortaleza é considerado difícil, mas o cenário de classificação é acessível. O foco do Leão é garantir a segunda posição em meio ao favoritismo dos argentinos para a liderança. Conforme o regulamento do certame, avançam para o mata-mata os dois mais bem posicionados na fase de grupos.
Sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, o Fortaleza tem condições de duelar com Colo-Colo e Alianza Lima em busca da segunda colocação em meio ao favoritismo do River pela liderança. Apesar de não garantir a classificação para o mata-mata da Liberta, a terceira posição também seria positiva para o clube do Pici. A colocação garante a ida do Tricolor para a próxima fase da Sul-Americana. O Alianza Lima é o time mais frágil da chave.
"É um grupo difícil, mas vamos brigar. O River é um gigante, muito bem dirigido pelo meu xará, Marcelo Gallardo. É um time super competente, cheio de craques. Vamos fazer o nosso melhor e tentar a classificação", comentou o presidente do Leão, Marcelo Paz, em live feita pelo clube.
Na Sul-Americana, o Ceará está no grupo G e tem como cabeça de chave o maior campeão da Libertadores, o Independiente, que soma sete taças. Completam a disputa o General Caballero, do Paraguai, e o Deportivo La Guaira, da Venezuela, equipes com pouca tradição no cenário sul-americano.
A chave é bastante acessível para o Alvinegro. O maior complicador está no regulamento. Na Sul-Americana, apenas o líder avança para o mata-mata. O principal rival do Ceará na disputa pela classificação é o Independiente, que, a exemplo do Vovô, não vive boa fase na temporada. O Rei de Copas passa por processo de reformulação em 2022, com saídas de jogadores importantes do elenco, como Silvio Romero, atualmente no Fortaleza, e Fabricio Bustos, no Internacional-RS, em meio ao início de trabalho do técnico Eduardo Domínguez.
O desafio do clube do Porangabuçu é se reestruturar em meio ao momento de turbulência após as eliminações no Campeonato Cearense e na Copa do Nordeste. Os vexames custaram o cargo do treinador Tiago Nunes, demitido depois de sete meses à frente da equipe. O time terá terá intervalo sem jogos oficiais que pode chegar até 13 dias, dependendo do dia da estreia na Sul-Americana.
A primeira fase de ambas as competições terão início em 5 de abril e se estenderão até 25 de maio. A Conmebol deverá divulgar a tabela detalhada da Libertadores e da Sul-Americana, com datas, horários e locais dos confrontos, até a próxima segunda-feira, 28.
Presidente avalia grupo do Fortaleza na Libertadores: "Difícil, mas vamos brigar"
O Fortaleza conheceu ontem os adversários que irá enfrentar na fase de grupos da Copa Libertadores. Em transmissão feita pelo clube, o presidente Marcelo Paz comentou o chaveamento e as dificuldades que o elenco enfrentará. No grupo F, o Leão irá jogar diante de River Plate-ARG, Colo-Colo-CHI e Alianza Lima-PER.
"É um grupo difícil, mas vamos brigar. O River é um gigante, muito bem dirigido pelo meu xará, Marcelo Gallardo. É um time super competente, cheio de craques. Jogou recentemente contra o Boca (Juniors), o Boca ganhou, mas é um time muito bom. O Colo-Colo é tradicional, já fez final de Libertadores, tem ressurgido, e muita gente queria ir pro Peru, então está aí o Alianza Lima. É um grupo bacana de se disputar. Vamos fazer o nosso melhor e tentar a classificação", pontuou o mandatário.
Paz citou, em especial, os jogos diante do River Plate-ARG, que irão ocorrer no Castelão e no Monumental de Nuñez, e falou sobre as expectativas quanto à presença de torcedores tricolores na Argentina. "Imagina River Plate na Arena Castelão e Fortaleza no Monumental de Nuñez. Teremos pelo menos uns 3 mil (torcedores) lá", falou.
Sobre a participação inédita do Leão na Libertadores, o presidente se descreveu feliz pelo momento vivido pelo clube e destacou o quanto será importante disputar o torneio. "Esperávamos vivenciar esse momento. Feliz e grato a Deus por tudo isso. Sorteio foi interessante, com escolas diferentes de futebol. Eles também vão conhecer o Fortaleza, além de nós visitá-los. Que o nosso torcedor possa saborear com sabedoria e com tudo que é positivo o que vamos viver na Libertadores. Agradeço a todos que fazem parte do Fortaleza", disse Paz.