Logo O POVO+
Fortaleza encara Alianza Lima no Peru para manter sonho na Libertadores
Esportes

Fortaleza encara Alianza Lima no Peru para manter sonho na Libertadores

Tricolor enfrenta rival peruano hoje, às 23 horas, no Estádio Nacional de Lima. Leão entra pressionado por resultado positivo para seguir com chances de classificação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Kayzer é o favorito para ocupar a vaga no ataque tricolor (Foto: Karim Georges/Fortaleza EC)
Foto: Karim Georges/Fortaleza EC Kayzer é o favorito para ocupar a vaga no ataque tricolor

A cidade de Lima, no Peru, é o palco de mais um episódio da aventura tricolor pela América do Sul. Para manter o sonho vivo de classificação na Libertadores, o Fortaleza precisa vencer hoje, às 23 horas, o Alianza Lima no Estádio Nacional. Em meio à pressão pela lanterna na Série A do Campeonato Brasileiro, a equipe do Pici deixa de lado, por ora, os objetivos no certame nacional para buscar uma façanha no torneio continental.

A situação do Leão no Grupo F não é das melhores, mas ainda há possibilidades de avanço. Na terceira posição, com quatro pontos, o cenário ideal para os cearenses seria conquistar a vitória no Peru e contar com tropeço do Colo-Colo-CHI, que visita amanhã o líder River Plate-ARG, este com dez pontos, na Argentina. Os chilenos estão na segunda colocação, com sete pontos. Nesta projeção, Pikachu e companhia chegariam para a última rodada precisando de um triunfo no confronto direto diante do Cacique, no estádio Monumental de Santiago-CHI, no próximo dia 25.

Um empate no Peru ainda mantém o time comandado por Vojvoda vivo. Entretanto, o Colo-Colo precisaria perder para o River Plate. A derrota para os peruanos significa eliminação da Libertadores. O Alianza Lima é a equipe mais frágil da chave, tem três derrotas em quatro partidas, soma um ponto e é o lanterna.

O foco do clube do Pici é lutar pela classificação enquanto houver possibilidade. Mas há outro cenário que também é encarado como sucesso no planejamento da diretoria. Se não conseguir avançar para as oitavas da Libertadores, os dirigentes esperam que o Tricolor garanta pelo menos a vaga no mata-mata da Sul-Americana. Para isso, o Fortaleza precisa terminar a fase de grupos na terceira posição.

Para o embate decisivo, o técnico Vojvoda tem baixa importante no setor ofensivo. Silvio Romero, vice-artilheiro da equipe, com nove gols, cumpre suspensão por expulsão no jogo contra o River Plate, no Castelão. Renato Kayzer é o favorito para assumir o posto e fazer dupla com Moisés.

Em relação ao time que encarou o Botafogo-RJ, Vojvoda deve mexer na zaga, promovendo a volta de Titi no lugar de Ceballos, que foi expulso infantilmente no primeiro tempo. Recuperado de conjuntivite, Max Walef não viajou para a capital peruana. Marcelo Boeck e Fernando Miguel disputam a posição na meta.

No meio de campo, a expectativa é de que Vojvoda mantenha o trio Hércules, Felipe e Lucas Lima. Mas uma mudança em uma das peças não será nenhuma surpresa, tendo em vista que o setor é um dos que mais muda de uma partida para outra. O argentino pode colocar um volante com mais força física, no caso Jussa ou Zé Welison.

O Alianza Lima chega motivado para o reencontro com o Fortaleza. No Castelão, os peruanos perderam por 2 a 1. De lá pra cá, a equipe comandada por Carlos Bustos não perdeu mais. Os Blanquiazules engataram sequência invicta de quatro jogos: três vitórias no campeonato nacional e um empate com o Colo-Colo na Libertadores.

O objetivo principal dos peruanos é conquistar a vaga para a Sul-Americana. Artilheiro do time com seis gols, Hernán Barcos é a esperança de gols do torcedor do Alianza. O argentino com passagens pelo futebol brasileiro marcou dois gols nos últimos dois jogos.

Caso supere os cearenses, o Alianza encerrará jejum de mais de 10 anos sem conquistar uma vitória na Libertadores. Neste período, o clube peruano disputou o torneio continental em seis ocasiões e venceu apenas uma partida, em março de 2012.

Alianza Lima-PER x Fortaleza

Alianza Lima-PER
4-4-2: Ángelo Campos; Yoni Vílchez, Ramos, Miguez e Rojas; Benítez, Josepmir Ballon, Jairo Concha e Lavandeira; Hernán Barcos e Aguirre. Téc: Carlos Bustos

Fortaleza
3-5-2: Boeck (F. Miguel); Tinga, Benevenuto e Titi; Pikachu, Hércules (Zé Welison), Felipe (Jussa), Lucas Lima e Lucas Crispim; Renato Kayzer e Moisés. Téc: Vojvoda

Local: Estádio Nacional de Lima-PER
Data: 18/5/2022
Horário: 23 horas (horário de Fortaleza)
Árbitro: Franklin Congo-EQU
Assistentes: Ricardo Baren-EQU e Andrés Tola-EQU
Transmissão: Conmebol TV, Rádio O POVO CBN e YouTube O POVO

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?