Logo O POVO+
Ceará e Fortaleza se movimentam no mercado da bola e reforçam os elencos
Esportes

Ceará e Fortaleza se movimentam no mercado da bola e reforçam os elencos

Ambos os clubes fizeram duas contratações. O Vovô trouxe o atacante Jhon Vásquez e o meia-atacante Rigonato, enquanto o Leão acertou com o atacante Thiago Galhardo e o volante Lucas Sasha
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Galhardo retorna ao futebol cearense, agora no Leão (Foto: Staff Images / CONMEBOL)
Foto: Staff Images / CONMEBOL Galhardo retorna ao futebol cearense, agora no Leão

Embora a abertura da janela de transferência aconteça somente no próximo dia 18, Ceará e Fortaleza já iniciaram movimentações no mercado da bola visando a qualificação do elenco para o decorrer da temporada. Os clubes realizaram duas contratações cada até o momento e a tendência é de que novos reforços cheguem a Porangabuçu e Pici.

Pelo lado alvinegro, o primeiro acerto foi com Diego Rigonato, de 34 anos, oficializado no último dia 20. O meio-campista, apesar de desconhecido para muitos no Brasil, tendo em vista que construiu toda a sua carreira no futebol exterior — Ásia, Europa e, por último, México —, possui características interessantes para agregar ao plantel alvinegro, principalmente nos momentos de construção ofensiva, podendo atuar tanto de forma centralizada, como aberto pela esquerda.

No Toluca-MEX, clube que defendeu nas últimas três temporadas, Rigonato encerrou a passagem adaptado como um lateral-esquerdo e desempenhou bem a função. De acordo com o SofaScore, o jogador fez nove jogos pela equipe na Liga MX Clausura deste ano, totalizando um gol, uma assistência, 80% de passes certos, 20% de cruzamentos corretos, além de 1.4 desarmes em média por jogo. Marquinhos Santos, portanto, pode usufruir da versatilidade que o meia tem a oferecer.

Oficializado ontem pelo Vovô, Jhon Vásquez foi uma aquisição importante. O colombiano, que atua pelo lado direito do campo como um ponta, chega com status para assumir a titularidade da posição e formar dupla com seu conterrâneo Mendoza. Suas qualidades, inclusive, são semelhantes às do atual camisa 10 do Ceará: velocidade, drible e boa capacidade de finalização.

Com 27 anos, o atleta nunca jogou fora do país natal e, nos últimos três anos, jogou pelo Deportivo Cali-COL. Com o clube, foi peça importante na Libertadores, sendo responsável por marcar três gols, além de ceder uma assistência, em seis partidas. Taticamente, é um jogador que pode tornar o Vovô mais agudo, veloz e incisivo no ataque.

Pelo lado tricolor, o anúncio de Thiago Galhardo certamente foi uma grande surpresa para os torcedores. O atacante, que atuou pelo Ceará em 2019 e estava no Celta de Vigo, da Espanha, eleva o nível ofensivo do Leão com sua boa qualidade técnica, seja para finalizar lances como também para auxiliar na construção. O jogador já desempenhou a função de meia central em anos anteriores, mas se consolidou mesmo como camisa 9.

Somando os jogos que fez em 2019, 2020 e 2021, estas duas últimas temporadas pelo Internacional-RS, Galhardo totalizou 116 partidas e marcou 46 tentos, além de 12 assistências, o que representa, em média, uma participação direta em gol a cada dois jogos. Ou seja, é uma contratação que chega ao Fortaleza não só para assumir a titularidade, mas com uma missão prioritária: melhorar o desempenho das conversões de chances criadas pela equipe de Vojvoda, algo que o time tem pecado em excesso no Brasileirão.

Quem também está de malas prontas para o Pici é o volante Lucas Sasha, de 32 anos. O futebol cearense, entretanto, não é uma novidade para o atleta, já que atuou pelo Icasa em 2012. Desde então, fez carreira no exterior, onde defendeu clubes como o CSKA-BUL, Hapoel-ISR, Ludogorets-BUL e, de forma recente, o Aris, da Grécia.

Com a camisa do time grego, Lucas entrou em campo 35 partidas e marcou três gols na temporada 2021/2022. Um detalhe importante é que o jogador também pode desempenhar o papel de lateral-direito, algo que deve ser explorado por Vojvoda em eventuais ausências de Yago Pikachu. Como volante, traz consigo boa capacidade não só em ações defensivas, mas também qualidade para dar suporte aos avanços da equipe ao ataque.

O que você achou desse conteúdo?