Em meio à sequência atual de três derrotas seguidas, o Ceará volta a campo hoje, às 16h30min, para encarar o Botafogo-RJ, no Rio de Janeiro. O encontro entre dois concorrentes diretos dá o peso de importância para o confronto. Uma vitória pode significar a entrada no G-10 do Brasileirão.
Para o Vovô, vencer os cariocas também freia a sequência de tropeços e renova a confiança do elenco para o embate da próxima semana contra o São Paulo, no jogo da volta das quartas de final da Sul-Americana. Pressionado pelos resultados, Marquinhos Santos ainda busca encaixar a equipe do Porangabuçu.
O ataque é o principal desafio do treinador para fazer o time decolar na temporada. Com o substituto de Dorival Júnior no comando, o Ceará viu a média de gols cair em 45%. O Alvinegro do Porangabuçu só marcou um gol nos últimos três jogos, sequência em que perdeu para Juventude, Palmeiras e São Paulo.
O técnico tem quatro baixas relevantes para enfrentar o Fogão. Richardson cumpre suspensão por expulsão diante do Verdão. Diego Rigonato, que sofreu lesão muscular nos minutos iniciais da partida contra o Tricolor do Morumbi na Sula, junta-se a Rodrigo Lindoso e Bruno Pacheco no departamento médico do clube.
Por outro lado, Marquinhos ganha o retorno de Richard, que cumpriu suspensão na última rodada. Vásquez também volta a ficar à disposição após o jogo da Sula, competição na qual foi inscrito pelo Deportivo Cali-COL. Por fim, a novidade de Erick na lista de relacionados depois de um mês afastado devido à lesão no ombro.
O comandante do Vovô pode poupar algumas peças, tendo em vista o confronto contra o São Paulo. Um dos zagueiros titulares, Messias e Luiz Otávio, pode começar no banco. Richard e Mendoza também estão cotados entre possíveis poupados.
Em caso de vitória no Rio de Janeiro, o Ceará alcançará 27 pontos. Neste cenário, o time pode terminar no G-10, mas precisa torcer por tropeços de América-MG, Goiás e São Paulo.
A equipe possui chances remotas de assumir a nona colocação. Para isso, além de vencer, precisaria torcer por derrota do Santos na rodada e tirar uma diferença de saldo de gols de seis para o Peixe.
O Botafogo tem a mesma pontuação do que o Ceará (com 24 pontos), mas está à frente, em 12º, porque tem duas vitórias a mais na Série A. Os cariocas, que têm sofrido bastante com lesões no elenco ao longo da temporada, devem ganhar o retorno do lateral-direito Rafael e do zagueiro Cuesta.
O técnico português Luís Castro tem o desfalque do lateral-esquerdo titular Marçal, que saiu lesionado da partida contra o Corinthians, na última rodada. Os atacantes Victor Sá e Diego Gonçalves ainda se recuperam de contusões e também estão fora do duelo diante do Ceará.
A lista de baixas pode aumentar devido a um surto de virose recente no clube. Pelo menos 11 pessoas, entre atletas e membros da comissão técnica, apresentaram sintomas.
O clube do Rio de Janeiro passa por momento de queda de rendimento na temporada. A equipe perdeu cinco e venceu apenas uma nos últimos seis jogos. Outro detalhe que o Ceará pode tentar se aproveitar é o baixo rendimento do rival atuando como mandante. O Glorioso tem o sexto pior aproveitamento dentro de casa, com 37%, enquanto o Vovô é o sexto melhor visitante, com 43,3%.
Botafogo-RJ
4-2-3-1: Gatito; Daniel Borges (Rafael), Lucas Mezenga (Cuesta), Philipe Sampaio e Hugo; Tchê Techê e Patrick de Paula; Piazón, Lucas Fernandes e Jeffinho; Erison. Téc: Luís Castro
Ceará
4-2-3-1: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio (Lacerda) e Victor Luís; Richard e Fernando Sobral (G. Castilho); Vásquez, Vina e Mendoza (Iury Castilho); Cléber. Téc: Marquinhos Santos
Local: Estádio Nilson Santos, no Rio de Janeiro/RJ
Data: 6/8/2022
Horário: 16h30min
Árbitro: Raphael Claus-Fifa/SP
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis-Fifa/SP e Alex Ang Ribeiro/SP
VAR: Vinicius Furlan/SP
Transmissão: Premiere, Rádio O POVO CBN, YouTube e Facebook do O POVO