O Fortaleza enfrenta o Sorriso-MT, em Sorriso (MT), no primeiro jogo das oitavas de final do Campeonato Brasileiro. A partida, que será transmitida pela TV O POVO na TV aberta (canal 48.1) e pela página do Esportes O POVO no Youtube, acontece nesta quinta-feira, 25, às 21 horas.
O Leão vem de um vice-campeonato da Taça Brasil primeira divisão, sendo derrotado pelo SER Santiago-RS, por 6 a 4, nessa segunda-feira, 22. Mesmo com o vice, a equipe cearense conseguiu o acesso para a divisão especial, principal nível do torneio nacional.
No Campeonato Brasileiro, a equipe cearense fez uma primeira fase sem sustos. O time está invicto até o momento, tendo vencido seis jogos, empatado outros quatro e liderando o Grupo A do certame. Dentro de sua chave, a equipe teve o segundo melhor ataque, com 33 gols feitos, e a terceira melhor defesa, tendo sofrido 20 tentos.
No torneio nacional, os principais destaques foram o ala Dudu, que marcou seis gols durante a fase de pontos corridos, e o pivô Gugu Flores, com cinco. Este, inclusive, é o principal nome do Leão na temporada, tendo balançado as redes 25 vezes.
Mesmo com a idade avançada, Valdin, ainda é um jogador que pode desequilibrar em favor do Fortaleza. Aos 46 anos, o ex-craque da seleção brasileira marcou 14 gols no ano, se mantendo no top-5 artilheiros do time. Com rodagem em grandes equipes do futsal nacional, o jogador tem o costume de fazer gols em jogos grandes, tendo marcado em dois Clássicos-Rei no ano.
Em busca do bicampeonato do Brasileirão, o Leão já não conta mais com o time estrelado de 2024 e teve dificuldades nos torneios do início de temporada. A equipe teve um desempenho ruim na Supercopa do Brasil e foi vice-campeão da Copa Estado, perdendo a final para o São João do Jaguaribe.
No atual semestre, a equipe cearense disputa, além do torneio nacional, o Estadual da categoria, onde lidera a primeira fase com 100% de aproveitamento. Entre o primeiro e o segundo jogo do Campeonato Brasileiro, o Tricolor enfrenta a lanterna UFC no Cearense.
Adversário do Fortaleza, o Sorriso-MT fez uma primeira fase irregular e teve dificuldades para se classificar. A equipe venceu somente uma das últimas cinco partidas, além de ter acumulado três derrotas. Sem um grande destaque individual, o jogador mais perigoso do time é o pivô Romão.
Além do Campeonato Brasileiro, o time mato-grossense também disputou a Copa do Brasil de futsal, sendo eliminada nas oitavas de final pelo Magnus Futsal.
Fortaleza Futsal e Sorriso voltam a se enfrentar na terça-feira, dia 7 de outubro, no jogo de volta, na capital cearense. Além do Leão, o Estado tem outros dois representantes nas oitavas de final do Brasileiro. No domingo, 28, às 11 horas, o Ceará encara o Vasco da Gama-RJ fora de casa, enquanto o São João de Jaguaribe recebe o Passo Fundo