Uma baleia de dimensões gigantescas e que viveu no Peru há cerca de 40 milhões de anos pode ser o animal mais pesado que já existiu, aponta um estudo publicado pela revista Nature no dia 2 de agosto deste ano. Denominado de Perucetus colossus, o ser pré-histórico pode ter pesado em torno de 200 toneladas, cerca de duas vezes o peso de uma baleia-azul — considerado, até então, o animal mais pesado de todos os tempos.
Em 2010, fósseis do animal foram descobertos pelo paleontologista Mario Urbina em Pisco Basin, no sudoeste peruano. Na época, os pesquisadores acharam que o material encontrado se tratava de rochas devido à dureza. Foram achadas 13 vértebras de tamanho gigante — uma delas pesando mais de 200 quilos —, além de quatro costelas e um osso da região do quadril. De lá para cá, pesquisas foram realizadas para decifrar características da baleia.
De acordo com um estudo veiculado pela revista Nature, o Perucetus colossus vivia em regiões costeiras e sem grande profundidade. Mesmo não cravando o status da baleia como o animal mais pesado da história, os pesquisadores apontaram que “não havia razão para pensar que esta espécime era o maior de seu tipo”.
Para se ter uma ideia, a maior baleia-azul já registrada tinha 190 toneladas de peso. Deste modo, o animal encontrado no Peru tem a capacidade de destronar o gigante marinho contemporâneo como o animal mais pesado de todos os tempos.
O Perucetus colossus, segundo a Nature, não era um predador ativo. Do contrário, existe uma grande possibilidade de o animal ter se alimentado da carcaça de vertebrados no fundo do oceano.
Para a professora Somália Sales, coordenadora do Laboratório de Paleontologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), a descoberta aponta para importantes informações acerca do processo de adaptação dos mamíferos terrestres ao longo dos milênios, como, por exemplo, de que maneira ocorreu a transição de animais habituados ao meio terrestres para o meio aquático.
“Além de ser o animal mais pesado de que se tem notícia, ele tem reunido características evolutivas muito interessantes e que nos ajudam a compreender as adaptações dos mamíferos na Terra. Provavelmente, um grupo antigo de artiodáctilos, que viviam em ambientes terrestres, passou a viver no meio aquático. Esa mudança é muito importante. A transição é considerada um verdadeiro mistério na história dos animais na terra”, afirma a docente.
Os maiores animais da História
Perucetus colossus
Comprimento: 30 metros
Peso: 200 toneladas
Baleia-azul
Comprimento: 24 metros
Peso: Até 190 toneladas
Argentinosaurus (maior saurópode)
Comprimento: 40 metros
Peso: Até 110 toneladas
Elefante-asiático
Comprimento: 6,5 metros
Peso: Até 4 toneladas