Teve início nesta quinta-feira, 7, dia em que O POVO completa 93 anos, o mandato de um ano de ombudsman da jornalista Juliana Matos Brito, por meio de cerimônia de posse realizada em formato virtual. Participaram do ato solene, pela primeira vez não presencial, a ombudsman anterior, Daniela Nogueira, o diretor de Jornalismo Arlen Medina, o editorialista-chefe do jornal, Plínio Bortolotti, que já foi ombudsman por três mandatos, os diretores de redação Ana Naddaf e Erick Guimarães, além de editores do O POVO, como Tânia Alves e Regina Ribeiro, que também já ocuparam o cargo.
"Foi emocionante demais. É lógico que a gente quer o presencial, estar perto das pessoas, né? Mas dentro das possibilidades, em tempos de pandemia, foi uma forma necessária de fazermos esse momento", avalia Juliana, que em 2021 completa 22 anos de carreira no O POVO. O mandato marcará um momento diferente para a função, que a partir deste ano passa a ter maior conexão com a operação digital das plataformas e com os leitores e assinantes, com a jornalista comandando a equipe da Central do Leitor.
Com a função de representar o leitor e criticar o veículo, o ombudsman é responsável por todas as plataformas do grupo — O POVO, O POVO Online, OP+, Rádio O POVO/CBN, Rádio NovaBrasil FM Fortaleza e redes sociais. Com a mudança no regimento, esta será a mais intensa e importante modificação já feita no cargo, em quase 30 anos de existência. Juliana destaca que um dos pontos mais importantes da sua nova posição de trabalho é ter o olhar múltiplo.
LEIA TAMBÉM | O POVO 93 anos: relação tecida pelo acaso e hoje compreendida com mais clareza
"E é nesse cenário que enfrento esse desafio. A partir de uma mudança do regimento, começo o ombudsmato também na coordenação da equipe da Central do Leitor, que passa a ter um olhar mais próximo ainda a esse consumidor de notícia. Levando a ele não só mais informação, mas um diálogo maior para a construção desse jornalismo que se transforma a cada dia e, ao mesmo tempo, traz as marcas desses 93 anos comemorados hoje. Destaco aqui esses princípios tão caros a todos nós: Democracia, Liberdade, Justiça, Ética e Modernidade", discursou a nova ombudsman durante a cerimônia de posse.
A jornalista também dedicou parte de sua fala para realizar agradecimentos: "Quero aqui também prestar homenagem a todos que me precederam neste cargo, em especial a Adísia Sá, Márcia Gurgel, Débora Cronemberger, Regina Ribeiro, Rita Célia Faheina, Tânia Alves e Daniela Nogueira. Grandes mulheres e jornalistas importantes, com quem já trabalhei e aprendi muito. Obrigada a todas e a todos aqui presentes. Que este seja um ano de boas notícias".
Juliana Matos Brito é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalha no O POVO há mais de 20 anos. Atuou como repórter e editora do caderno Ciência & Saúde e de Cidades. Também foi editora de Audiência e Convergência do Grupo de Comunicação O POVO e editora-executiva do Digital. Tem especialização em Jornalismo Científico e é mestranda em Ciências da Informação, ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC).