Logo O POVO+
Morre aos 84 anos o ex-governador do Paraná Jaime Lerner
Farol

Morre aos 84 anos o ex-governador do Paraná Jaime Lerner

Lerner foi três vezes prefeito de Curitiba
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 O ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do estado do Paraná, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, posa durante uma entrevista à AFP em Curitiba, Brasil. - O político e urbanista brasileiro Jaime Lerner, que ganhou notoriedade internacional na década de 1970 por inovar em um sistema integrado de transporte implantado em Curitiba (sul) quando era prefeito, morreu quinta-feira aos 83 anos de complicações de doença renal crônica.  (Foto: Heuler Andrey / AFP)
Foto: Heuler Andrey / AFP O ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do estado do Paraná, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, posa durante uma entrevista à AFP em Curitiba, Brasil. - O político e urbanista brasileiro Jaime Lerner, que ganhou notoriedade internacional na década de 1970 por inovar em um sistema integrado de transporte implantado em Curitiba (sul) quando era prefeito, morreu quinta-feira aos 83 anos de complicações de doença renal crônica.

Morreu na manhã desta quinta-feira, 27, aos 84 anos o ex-governador do Paraná Jaime Lerner. Ele estava internado desde domingo, 23, no Hospital Evangélico Mackenzie, em Curitiba, e teve complicações de doença renal crônica.

Lerner foi três vezes prefeito de Curitiba. Urbanista, ganhou notoriedade internacional por seu projeto de planejamento urbano e da transformação do transporte público da capital paranaense. Foi, também, duas vezes governador do Estado do Paraná.

Fora da política, foi responsável por projetos de arquitetura e urbanismo em cidades como São Paulo, Rio, Recife, Salvador, Aracaju, Natal, Goiânia, Campo Grande e Niterói (RJ). Lerner foi consultor em assuntos urbanos para as Nações Unidas e participou do desenvolvimento do BRT no Rio de Janeiro, um dos principais meios de transporte durante a Olimpíada de 2016.

Jaime Lerner foi premiado no Concurso Nacional de Projetos pelo edifício-sede da Polícia Federal, em Brasília, em 1967 e em 2007 recebeu da XI Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires o prêmio conjunto pela urbanização Pedra Branca.

O que você achou desse conteúdo?