Logo O POVO+
Roberto Cláudio pede e TRE retira tempo de propaganda de Camilo e Elmano
Farol

Roberto Cláudio pede e TRE retira tempo de propaganda de Camilo e Elmano

Petistas teriam invadido o espaço que é reservado aos candidatos proporcionais com publicidade de suas campanhas majoritárias. Respectivamente, ao governo e ao Senado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
RC esteve presente em Maranguape neste sábado, 17 (Foto: Deusdedit Neto / O POVO)
Foto: Deusdedit Neto / O POVO RC esteve presente em Maranguape neste sábado, 17

Os candidatos Elmano Freitas (PT) e Camilo Santana (PT), ao Governo do Ceará e Senado, respectivamente, perderam 5 minutos e 18 segundos de tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV, sendo metade retirado a tarde e a outra parte subtraída da noite. A punição passou a valer desde esta sexta-feira, 16. A acusação feita pela coligação "Do Povo, pelo Povo e para o Povo", que tem Roberto Cláudio como postulante ao Palácio da Abolição, é de que houve invasão ao horário eleitoral previamente destinado a candidaturas proporcionais (deputado estadual e federal), por parte dos postulantes a cargos majoritários (governo e senado).

Na determinação, juiz auxiliar Leonardo Resende Martins, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), explica que o uso do bordão "Ceará três vezes mais forte" no tempo reservado para peças publicitárias dos candidatos aos cargos de deputado estadual e federal, configura como propaganda irregular por invasão. Isto porque há "clara referência aos três candidatos que concorrem aos cargos majoritários", fato este que ultrapassa "as fronteiras demarcadas pela lei eleitoral".

É importante lembrar que não configura como crime eleitoral fazer menções a nomes e números de candidatos majoritários, bem como utilização de cartazes ou fotografias destes, desde que sejam da mesma sigla partidária ou coligação. Entretanto, de acordo com o que foi decidido pelo TRE-CE, o uso de bordões não está entre as exceções.

"A utilização de bordão, em propaganda eleitoral veiculada por candidatas e candidatos a cargos proporcionais, que leve a uma vinculação, ainda que sutil, implícita ou indireta, à campanha majoritária ultrapassa os limites traçados pela legislação e configura propaganda irregular, em face da invasão", escreveu o magistrado na decisão.

Em nota, a assessoria de comunicação da coligação "Ceará Cada Vez Mais Forte" disse que "a Coligação Ceará Cada Vez Mais Forte respeita decisão judicial proferida devido a atecnia nas campanhas dos candidatos proporcionais que utilizaram, à revelia da campanha majoritária, o bordão "Ceará Três Vezes Mais Forte" em suas respectivas propagandas eleitorais".

Ontem, Roberto Cláudio rechaçou a ideia de que tenha feito dobradinha com o Capitão Wagner (UB) para atacar Elmano Freitas (PT) sobre a denúncia dos convênios do Governo do Ceará, durante debate realizado na sexta-feira, 17. Na ocasião, os candidatos do União Brasil e PDT mencionaram a temática que envolve possível uso indevido da máquina pública para beneficiar a candidatura do petista.

Durante caminhada com militantes e apoiadores ontem, em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), RC disse à reportagem do O POVO que o momento onde tanto ele quanto Wagner criticaram Elmano foi "circunstância do debate".

Wagner e RC abordam denúncia contra Governo e Elmano diz que eles agem combinados
"Nunca fiz isso em debate (dobradinha). Debate é circunstância, às vezes um faz uma pergunta que acaba ficando difícil pro outro. E, às vezes, a pergunta é uma oportunidade pra você falar de uma outra circunstância. Debate tem que ser espontâneo, tem que ser livre. E quando se menos espera surge um calor do debate, respeitoso como foi ontem.", afirmou o ex-prefeito de Fortaleza.

Roberto também lembrou que noutras oportunidades ele e Wagner tiveram embates acalorados, especialmente no tocante a Segurança Pública, quando o pedetista descreveu a estratégia do rival em trazer o ex-agente do FBI, George Piro, para comandar a pasta como uma "fantasia mirabolante". "Teve debate que surgiu um calor entre eu e o Capitão (Wagner), noutro foi entre ele e o Elmano. Mas isso é da circunstância do debate", apontou.

O pedetista não falou sobre se apoiaria ou algum candidato caso não esteja no segundo turno das eleições deste ano. Na visão dele, as três candidaturas estão muito próximas, havendo acirramento político não somente entre o segundo e terceiro lugar - conforme apontam as pesquisas de intenção de voto que colocam RC e Elmano empatados tecnicamente -, mas com equilíbrio entre elas.

"Cada vez mais, as decisões dos eleitores estão ficando pro último momento. E eu digo que isso não é erro de pesquisa. É volatilidade do voto e o processo cada vez mais tardio de escolha. Pesquisa é só um indicado daquele momento, mas o que vai acontecer é uma eleição acirrada de três candidaturas. Chegando na última semana e o povo tomando essa decisão baseada em quem ele acha que tem maior preparo e capacidade para governar o Ceará", finalizou.

A chegada de Roberto Cláudio ao município de Maranguape estava prevista para as 10h deste sábado, 17, mas o candidato chegou por volta das 10h40min, ao lado de outros candidatos aos cargos de deputado estadual e federal, Dr. Lucílvio Girão (PSD) e Moroni Torgan (PSDB) - seu vice, no último mandato como prefeito da Capital -, respectivamente. Integraram comitiva a candidata ao Senado Érika Amorim (PSD) e Domingos Filho (PSD), postulante a vice.

RC caminhou pelo centro maranguapense, onde conversou e pediu votos para eleitores. Em seguida, realizou live nas redes sociais na entrada do Mercado Público de Maranguape, localizado na Praça João Leite. O local foi o último ponto visitado e serviu também para que ele fizesse uma pausa e tomasse um caldo de carne.

Mais cedo, às 9h, Roberto participou de caminhada em Caucaia, reduto eleitoral de Naumi Amorim (PSB), ex-prefeito da cidade e esposo de Érika.

O que você achou desse conteúdo?