Logo O POVO+
Comitê de campanha de Bolsonaro se torna "QG do golpe" em Brasília
Farol

Comitê de campanha de Bolsonaro se torna "QG do golpe" em Brasília

General Braga Neto recebe no local parlamentares e lideres dos protestos que pedem intervenção militar. Senador cearense Eduardo Girão confirma ter participado de reunião no endereço
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
General Braga Neto comanda reuniões a partir do endereço que, na campanha, funcionou como comitê da campanha de Bolsonaro 
 (Foto: Marcello C. Jr / Ag. Brasil
)
Foto: Marcello C. Jr / Ag. Brasil General Braga Neto comanda reuniões a partir do endereço que, na campanha, funcionou como comitê da campanha de Bolsonaro

Aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) insatisfeitos com o resultado das eleições montaram uma espécie de "QG do golpe" na residência onde funcionou o comitê de campanha do então candidato à reeleição, no Lago Sul de Brasília. O senador cearense Eduardo Girão (Podemos) esteve no local na última quinta-feira, 17. As informações foram divulgadas pelo colunista Rodrigo Rangel, do portal Metrópoles, e confirmadas pelo O POVO. 

O imóvel virou um ponto de apoio para reuniões e encontros a portas fechadas de apoiadores do presidente que estudam estratégias para questionar a legitimidade das urnas eletrônicas. O movimento é coordenado pelo ex-ministro da Defesa, Walter Braga Netto, que concorreu a vice-presidente na chapa de Bolsonaro. 

Deputados, senadores, ex-ministros e até integrantes das Forças Armadas foram vistos entrando e saindo do local durante a semana. O QG também teria recebido empresários do agronegócio supostamente envolvidos na organização de atos golpistas realizados em frente a quartéis do Exército, cuja pauta principal é um pedido por intervenção militar no Governo, algo expressamente proibido pela Constituição Federal de 1988. 

Os deputados Osmar Terra (MDB/RS) e Marcel Van Hattem (Novo/RS) foram até a residência na quinta-feira, 17, para participar de reunião com Braga Netto. No mesmo dia, quem também compareceu ao local foi o senador Eduardo Girão. O político cearense, inclusive, foi quem convidou Van Hattem para o encontro com o ex-ministro.

Procurado pelo O POVO, o senador, por meio de sua assessoria de imprensa, confirmou que esteve no QG e revelou o teor da reunião. "O encontro foi com o ex-ministro Braga Netto e com parlamentares (deputados e senadores) de vários partidos políticos sobre a auditoria do PL. Mas não tinha nenhuma novidade além do que foi divulgado", reiterou. 

Desde quando passou a dar expediente no QG, Braga Netto não conversou com a imprensa sobre o objetivo das reuniões. O entorno do ex-ministro, no entanto, comenta que ele estaria acreditando numa possível virada de mesa das eleições por meio da Justiça. A expectativa do militar teria como base auditorias do PL que apontam supostas irregularidades em urnas eletrônicas usadas no último pleito.

A legitimidade das eleições 2022 no Brasil foi atestada por auditorias de instituições independentes, a exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que não encontrou qualquer irregularidade no funcionamento das urnas. O Ministério da Defesa também apresentou relatório ao TSE após o pleito informando não ter identificado nenhum indício de fraude no processo eleitoral.

 

O que você achou desse conteúdo?