A Romaria de Finados, uma das maiores celebrações religiosas de Juazeiro do Norte, a 489,2 km de Fortaleza, localizado na região do Cariri, reuniu 350 mil pessoas, segundo balanço da Basílica Nossa Senhora das Dores, Igreja Matriz da cidade. A romaria teve início no último sábado, 28, e seguiu até nesta quinta-feira, 2, Dia de Finados.
Durante este feriado santo, foram celebradas missas em diversos horários. Durante a manhã, a celebração estava lotada e o cemitério também estava cheio com fiéis visitando entes queridos.
"A Romaria de Finados aqui de Juazeiro é uma das maiores romarias. Este ano, está bastante movimentado. Superou as expectativas a vinda de romeiros não só do Nordeste mas de outros estados do Brasil", afirmou o padre Cícero José, reitor da Basílica, em entrevista à rádio O POVO CBN Cariri.
O religioso explica que o ápice da romaria é a benção do chapéu, que é a despedida dos romeiros para o envio missionário. Segundo ele, a organização pensou uma programação para procurar atender à toda a demanda, principalmente no último dia da romaria.
Durante os seis dias de festividades, os pontos turísticos mais procurados pelos romeiros durante a Romaria de Finados são o túmulo do Padre Cícero, encontrado no altar da Capela do Socorro, o Horto, onde se encontra a estátua do patriarca, e também a Igreja dos Franciscanos e a Igreja dos Salesianos.
De acordo com a crença católica, quem toca no local onde o "Padim Ciço" está enterrado recebe uma graça.
Com informações Yago Pontes, da rádio O POVO CBN Cariri