Após formalizar o pedido de filiação ao Partido dos Trabalhadores, na última segunda-feira, 11, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão, será oficializado como membro da legenda petista este domingo, 17. A cerimônia está marcada para comear às 9 horas, no Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza.
O PT pretende transformar a solenidade de filiação de Evandro e dos prefeitos numa demonstração de força política. Suas principais lideranças estaduais devem participar, estando confirmadas as presenças do ministro da Educação, Camilo Santana, do governador do Estado, Elmano de Freitas, a senadora Augusta Brito, e do deputado federal, José Guimarães, líder do presidente Lula na Câmara.
Com as filiações que acontecem hoje, o PT alcançará nove cadeiras na Assembleia e passa a ter representantes seus comandando 40 prefeituras no Estado. Da lista de gestores municipais, destaque-se, cinco nomes saem do mesmo PDT de Evandro Leitão.
Quanto às especulações de que, filiado, pode ser o candidato do PT à prefeitura de Fortaleza já em 2024, Evandro Leitão adiantou ao O POVO, falando na última sexta-feira, que aguarda "momento oportuno" para discutir o assunto dentro da nova legenda. "Questão de pré-candidatura, eu sou uma pessoa extremamente disciplinada. No momento oportuno, nós iremos discutir com as nossas lideranças, com o partido, com o arco de alianças do conjunto de forças partidárias que fazem parte do nosso projeto, mas no momento oportuno", afirmou o presidente da Assembleia. "Não adianta a gente antecipar qualquer tipo de discussão nesse sentido", desconversou.
Um dos principais cotados à disputa pelo PT ao Paço da Capital nas eleições de 2024, Evandro se somaria ao um grupo de quatro pré-candidaturas já estabelecidas na legenda petista. São elas: a da deputada federal Luizianne Lins; a do presidente do PT de Fortaleza e deputado estadual em exercício Guilherme Sampaio; a da deputada estadual Larissa Gaspar; e a do assessor de assuntos municipais do Governo do Ceará, Artur Bruno.