Logo O POVO+
Banhos em áreas com manchas no mar da Praia do Futuro devem ser evitados
Farol

Banhos em áreas com manchas no mar da Praia do Futuro devem ser evitados

As manchas são causadas por microalgas e aparecem anualmente; apesar de já serem conhecidas pelo público, organismos podem conter substâncias nocivas, conforme a Semace
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Banhistas visitam a Praia do Futuro e dão um mergulho, mesmo com o mar apresentando outra tonalidade




 (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS Banhistas visitam a Praia do Futuro e dão um mergulho, mesmo com o mar apresentando outra tonalidade

Os locais com manchas em tons de amarelo e marrom, no mar da Praia do Futuro, em Fortaleza, não são recomendáveis para banho, conforme Superintendência de Meio Ambiente do Ceará (Semace). O escurecimento das águas acontece no início de todo ano na praia e pode representar perigos à saúde.

“É importante evitar banhos nessas áreas, pois essas massas de algas podem conter substâncias nocivas à saúde humana. Através dos canais de comunicação, a Semace esclarece que não é recomendado tomar banho em áreas escuras, uma vez que a dinâmica das algas durante o dia dificulta a demarcação dessas áreas”, afirma a Semace, em nota enviada ao O POVO nesta quinta-feira, 4.

As manchas, conhecidas pelos frequentadores, são causadas por microalgas vindas do fundo do mar para a superfície. Apesar de ignorados por alguns banhistas, os organismos, que individualmente são quase imperceptíveis aos olhos e medem até dois milímetros, podem conter substâncias nocivas à saúde.

Outro fator que exige cautela para o banho na região é a movimentação dessas microalgas. Não limitadas a um único ponto, os organismos podem atingir diversos pontos da praia.

Confira imagens das manchas observadas na praia:

O que você achou desse conteúdo?