Logo O POVO+
La Femme Bateau é danificada 1 ano após voltar à Praia de Iracema; veja vídeo
Farol

La Femme Bateau é danificada 1 ano após voltar à Praia de Iracema; veja vídeo

Escultura de Sérvulo Esmeraldo, "La Femme Bateau" teve seu leme danificado e está com movimento comprometido
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ESCULTURA La Femme Bateau apresenta problemas na estrutura (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE ESCULTURA La Femme Bateau apresenta problemas na estrutura

A escultura “La Femme Bateau”, do artesão cearense Sérvulo Esmeraldo, foi danificada a poucos dias de completar um ano do seu retorno à Praia de Iracema.

Conforme Dodora Guimarães, pesquisadora, presidente do Instituto Sérvulo Esmeraldo e viúva do multiartista criador da obra, a escultura cinética feita em fibra de vidro e aço inox teve seu movimento comprometido por “vândalos”.

Ao Vida&Arte, Dodora detalhou que notou a movimentação incomum da obra na terça-feira, 10, ao verificar que a “cabeleira”, a parte que simula a fumaça de um barco, não mudava de posição independente do ângulo em que era avistada na orla.

Leia Também | Sérvulo Esmeraldo e o Crato: uma relação umbilical

Na tarde desta quinta-feira, 12, Ari Josino, sócio da Metalúrgica Santa Luzia e responsável pelo restauro e reinstalação da “La Femme Bateau” em 2024, foi até o ponto onde a escultura está locada e confirmou que ela havia sido danificada.

“Está girando, mas o movimento é pouco já que o ‘cabelo’ é o leme, então ela fica só na direção de onde está o vento”, explicou Ari em vídeo - enviado ao Vida&Arte por Dodora - no qual mostra a dificuldade da obra em fazer o movimento original idealizado por Sérvulo Esmeraldo.

Ele também atribui a danificação a vândalos, já que o leme foi quebrado. Ari alega que, na época em que a obra foi levada pelo mar durante uma ressaca em 2018, a “La Femme Bateau” ficou prejudicada, mas não chegou a quebrar.

A danificação da “La Femme Bateau” ocorre próximo do aniversário de sua reinstação, realizada em 24 de junho de 2024. Questionando a ausência de “consideração” e “respeito” a um patrimônio da Cidade, Dodora compartilha que entrou em contato com os órgãos públicos responsáveis pela manutenção da escultura, a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e o Instituto Iracema, para acompanhar o que deve ser feito.

O Vida&Arte questionou a Secultfor a respeito da manutenção e segurança da La Femme Bateau, bem como outras obras de Sérvulo Esmeraldo pela Cidade. Até o encerramento desta matéria, não recebemos retorno.

Veja como está a obra La Femme Bateau:

O que você achou desse conteúdo?