Logo O POVO+
Morre artista plástico Jonir Figueiredo
Farol

Morre artista plástico Jonir Figueiredo

Na sexta-feira, 25, Jonir participou da abertura do Cinesur, em Bonito; o artista era conhecido por suas obras com foco no Pantanal
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O artista plástico Jonir Figueiredo morreu nesse sábado, 26 de julho; no dia anterior, participou do Cinesur (Foto: Bonito CineSur/Divulgação)
Foto: Bonito CineSur/Divulgação O artista plástico Jonir Figueiredo morreu nesse sábado, 26 de julho; no dia anterior, participou do Cinesur

Com uma salva de palmas, o público presente ao Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito (Cinesur) se despediu do artista plástico Jonir Figueiredo, morto neste sábado, 26, em Bonito (MS). Na sexta-feira à noite, 25, o artista havia participado da cerimônia de abertura do Cinesur, realizado no Centro de Convenções de Bonito.

“É com pesar que o 3º Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito recebe a notícia do falecimento do artista plástico Jonir Figueiredo, que nos deixou neste sábado, 26 de julho, após ter prestigiado a noite de abertura do nosso festival", diz a nota lida no sábado durante a realização do festival.

Em seguida, o informe ressalta o "legado de beleza, sensibilidade e inspiração" deixado pelo artista, cuja presença no festival foi considerada "motivo de honra" e reafirmação do compromisso de Jonir com a arte e a cultura. 

“Nós, artistas e produtores culturais, temos que seguir adiante, homenageando Jonir fazendo aquilo que ele mais gostava e pelo que jamais deixou de lutar: arte e cultura. Vamos com o nosso Bonito CineSur, honrando a memória de Jonir Figueiredo. Viva a arte e a cultura, viva Jonir!”, completa a nota.

Projeto Farol Encantado pinta murais e leva cor às escadarias do Mucuripe | LEIA MAIS

Morre Jonir Figueiredo: conheça o artista

Natural de Corumbá e formado em Educação Artística pela Faculdade Unidas de Marília (SP), Jonir era conhecido por suas obras com foco no Pantanal e nas belezas do Mato Grosso do Sul. Desenhista, gravador, performer, pintor e produtor cultural, Jonir Figueiredo iniciou sua carreira nos anos 1970. Inspirou a criação do Movimento Cultural Guaicuru, coletivo que buscava valorizar a identidade cultural do estado por meio da inspiração no povo indígena Guaicuru.

Em nota, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul lamentou a morte do artista.

“Jonir Figueiredo, foi um artista ímpar, um personagem da história do nosso estado que andava por aí, entre nós, à procura de novas ideias, matéria-prima para produzir sua arte e oportunidades para divulgá-la”, diz a nota.

“Em sua obra, explorava diversas técnicas, sempre nos lembrando do Pantanal que ele amava”, finalizou.

Festival de Cinema de Vitória inicia com cearenses na competição | SAIBA MAIS

* A repórter viajou a convite do Festival de Cinema Sul Americano Bonito Cinesur 2025

Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil

O que você achou desse conteúdo?