Nos primeiros sete meses do ano, entre janeiro e julho de 2025, o roubo de veículos no Ceará reduziu em 23,9% se comparado ao mesmo período em 2024. Os dados são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
O Estado também registrou a diminuição de 15,8% nos furtos de automóveis, com 521 casos a menos em relação ao ano anterior. Até o mês de julho, 2.779 registros foram considerados, frente 3.300 no mesmo intervalo de tempo em 2024.
De acordo com o levantamento, 3.180 roubos de veículos foram contabilizados em 2025, contra 4.177 casos no septimestre pregresso.
Operação Nordeste Integrado resulta em 45 capturas no Ceará | LEIA MAIS
Em Fortaleza, a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), é a unidade responsável pelo combate ao crime. No interior, as delegacias regionais e municipais da Polícia Civil ficam a cargo das ocorrências.
Durante o ano de 2024, o registro apontou 7.294 veículos recuperados pelas forças de segurança. Atualmente, nos sete meses de 2025, a recuperação foi de 3.432 automóveis.
O Governo do Ceará também ressaltou o desenvolvimento de ações para o enfrentamento dos casos, como o Programa Moto Segura. A iniciativa representa uma parceria da SSPDS com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice).
Após a inscrição, o serviço pode ser acionado em ligação ao 190, informando o CPF e a senha cadastrada. Em seguida, as equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) atuam para a localização e recuperação, além da captura dos suspeitos.
Das 3.400 motos inscritas até o momento, o informe aponta que nove foram subtraídas, rastreadas, recuperadas e restituídas aos proprietários.
Para realizar o cadastro, o motociclista pode usar o aplicativo Meu Detran, informando CPF, e-mail e a criação de uma senha. Ao acessar o ícone do Programa Moto Segura Ceará, o usuário deve cadastrar a identificação facial, além das informações da CNH e do veículo, para agendar a instalação do rastreador.
Líder do CV suspeito de praticar crimes contra policiais no Pará é preso em Fortaleza | LEIA MAIS