Logo O POVO+
Cerimônia oficializa entrega de requalificação do Teatro Carlos Câmara
Comentar
Farol

Cerimônia oficializa entrega de requalificação do Teatro Carlos Câmara

O evento contou com homenagem à coreógrafa e bailarina Janne Ruth, e ao mestre Augusto Bonequeiro, que faleceram esta semana
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
TEATRO passou por requalificação (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS TEATRO passou por requalificação

Nesta quarta-feira, 5, foi oficializado a entrega do Teatro Carlos Câmara, no Centro de Fortaleza, com cerimonial ao som do Maracatu. O evento contou com homenagem ao mestre Augusto Bonequeiro, falecido nessa terça-feira, 4, e teve a presença do governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), e da secretaria de Cultura, Luisa Cela.

LEIA TAMBÉM | Phill Veras chega a Fortaleza com show no Teatro Carlos Câmara

O espaço, inaugurado em 1974, retorna à ativa após mais de cinco anos fechado para atividades presenciais e volta com a promessa de promover as artes e a cultura no Estado.

"Fico muito feliz que a gente esteja fortalecendo a política cultural do estado do Ceará e garantindo ao nosso povo acesso a bens culturais, mais um equipamento para que os artistas cearenses possam aqui se apresentar para o nosso povo. Acho que é um momento de muita alegria nesse dia tão importante que é o Dia Nacional da Cultura", disse o governador ao O POVO, em saída do local.

No palco, também estiveram presentes, o deputado estadual Guilherme Sampaio, Raquel Gadelha, presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM) - organização que possui o contrato de gestão do teatro até 2027 -, Vanéssia Gomes, gestora do espaço, Rafael Felismino, secretário executivo de cultura, e Gecíola Fonseca, secretária executiva de planejamento e gestão interna da cultura.

Após a coroação do rei e da rainha do Maracatu, Luisa comemorou o momento: "Eu digo que toda vez que a gente reabre o teatro é motivo de celebrar, ainda mais no Dia Nacional da Cultura, que a gente celebra também todas as conquistas dos últimos anos para o estado do Ceará, mas também pro Brasil. Divulguem, estimulem, que as pessoas venham ao teatro, voltem a frequentar os equipamentos culturais".

Pátio do teatro repleto de artistas e com movimentação de visitantes

"Que esse dia se replique por milhões de dias, com essa casa de teatro lotada de artistas e da sociedade civil cearense. As portas estão abertas, o teatro está vivo, viva a arte cearense", acrescentou Vanessía Gomes, gestora do espaço.

Raquel Gadelha, representante do IDM, destacou a importância do teatro e agradeceu a honra de fazer parte da gestão dos teatros da rede pública: "Muito feliz, a gente aqui reabrindo teatro Carlos Câmara, que é um sonho dos artistas. Esse lugar é muito importante pelo que ele já representou, pelo que ele representa e pelo que ele ainda está começando a construir".

O diretor presidente do Instituto Mirante, Tiago Santana, também esteve presente na ocasião e contou ao O POVO sobre a importância da entrega: "Acho que é um avanço do ponto de vista da requalificação dos equipamentos de cultura do Estado. O governo sinaliza entender a importância desse momento para  as artes, para o teatro e para a cultura da forma geral".

Leia no O POVO | Dia Mundial do Teatro: conheça equipamentos culturais em Fortaleza

Homenagem no palco

A titular da pasta da cultura prestou, ainda, homenagem no palco à coreógrafa e bailarina Janne Ruth, e ao mestre Augusto Bonequeiro, que faleceram esta semana: "Que deixaram também em terra para toda a eternidade a sua contribuição para a cultura do Ceará e do Brasil".

Outra homenagem ao Bonequeiro foi feita, com a fixação de um quadro do artista, no hall de entrada da sala de espetáculo.

Antes da cerimônia, a placa de requalificação do equipamento foi revelada para o público, pelo governador Elmano, aos sons de aplausos dos visitantes.

A história do local foi revisitada na série “Raio-X dos Espaços Culturais”, projeto exclusivo da plataforma O POVO+. A reportagem também analisa os desafios e projeções do teatro.

O que você achou desse conteúdo?